Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

30/05/20 às 15:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça do Rio concordou com ação do Ministério Público e proibiu a realização de cultos religiosos presenciais na capital fluminense. Nesta semana, o prefeito Marcelo Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal, havia permitido os encontros - tendo como base decreto do presidente Jair Bolsonaro que classificou os templos como "serviços essenciais".

Na ação, o MP alegou que, por serem locais de difícil controle das medidas de isolamento, os templos promoveriam aglomerações e poderiam acabar propagando ainda mais o vírus na cidade que tem a maior taxa de letalidade do País. A decisão favorável foi dada pelo juiz Bruno Bodart.

Ao citar a Defensoria Pública, o magistrado considerou pertinente a preocupação com a suposta ausência de diretrizes técnicas nas medidas adotadas pela Prefeitura.

Leia mais:

Imagem de destaque
GANHOS

Influenciado pelo exterior, dólar fecha trimestre acima de R$ 5

Imagem de destaque
PRORROGAÇÃO

Força Nacional de Segurança permanecerá no Rio por mais 30 dias

Imagem de destaque
BAIRRO DA TORRE

Incêndio atinge prédio em construção na zona oeste do Recife

Imagem de destaque
R$ 114,2 BILHÕES

Prejuízo de 2023 do Banco Central é 61% menor que o de 2022

Segundo o MP, em nenhum momento o "direito ao culto" foi ignorado, já que há a possibilidade de cerimônias serem feitas de modo virtual.

"A medida de flexibilização adotada pelo município, e agora derrubada pela Justiça, viola diversos princípios constitucionais, como a razoabilidade, precaução e prevenção na saúde, podendo, ainda, ser considerada, no mínimo, erro grosseiro, uma vez que é contrária a estudos técnicos epidemiológicos", alegou o MP, ao comemorar a decisão.

Na última segunda-feira, 25, Crivella fez acenos a Bolsonaro no âmbito do decreto presidencial. Ao comemorá-lo, publicou o seu próprio no mesmo dia. O prefeito vem se aproximando do presidente nos últimos meses em busca de apoio para sua tentativa de reeleição - ele é rejeitado por 72% da população, segundo a última pesquisa Datafolha.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá