Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após pressão, Doria divide Grande SP em 6 áreas para flexibilizar quarentena

30/05/20 às 07:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Mesmo com ocupação de 88,9% dos leitos de UTI, cidades da Grande São Paulo serão autorizadas a conduzir projetos de abertura econômica, segundo decisão do governador João Doria (PSDB). A região metropolitana foi dividida em seis áreas: a capital e mais cinco, e cada uma apresentará semana que vem estudos sobre possível flexibilização da quarentena. Apesar de a capital ter recebido aval do Estado para reabrir shoppings e lojas a partir de junho, os 38 municípios da Grande São Paulo haviam sido colocados na zona vermelha, de restrição máxima. A mudança veio após pressão dos prefeitos dessas cidades.

A nova determinação estadual foi antecipada nesta sexta-feira, 29, pelo Estadão. No plano original de Doria de retomada gradual, apresentado esta semana, o Estado foi dividido em 18 regiões e há cinco fases de restrição. A 1.ª, vermelha, libera só serviços essenciais, como os de saúde, além da indústria e construção civil. Já a 2.ª fase, laranja, prevê reabrir, com restrições, shoppings, lojas, concessionárias e escritórios em junho.

Conforme o governo, a mudança de fase depende da análise pelo Estado de uma série de critérios, como a evolução de casos e óbitos por covid-19 e a disponibilidade local de leitos - a metodologia só foi detalhada nesta sexta. O fato de a capital ser a única das 39 cidades da Grande São Paulo na zona laranja motivou críticas de prefeitos e empresários.

Leia mais:

Imagem de destaque
NICOLÁS MADURO

Venezuela pede reunião com governo brasileiro após críticas de Lula

Imagem de destaque
DE 10 A 14 ANOS

São Paulo vai iniciar a vacinação contra a dengue em escolas

Imagem de destaque
DECISÃO

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

Imagem de destaque
EM SÃO PAULO

Localizados destroços de avião que caiu na Serra do Japi

Um dos desafios, para críticos do plano original, seria lidar com a alta circulação de trabalhadores da capital vindos da região metropolitana, e com o controle de divisas de São Paulo e cidades vizinhas. Já cientistas veem risco de qualquer flexibilização na Grande São Paulo, pois o Estado ainda não passou pelo pico da pandemia - anteontem houve recorde de novos casos. A Grande São Paulo tem 22 milhões de habitantes.

Parte dos 18 médicos do Centro de Contingência do Coronavírus do governo paulista se opôs à ideia de mudar a divisão da Grande São Paulo. O Estado diz que o comitê foi plenamente ouvido e apoiou a decisão. Doria disse ontem não ter cedido a pressões. "A gente não se submete a nenhuma forma de pressão, nem de prefeitos, nem de parlamentares nem do presidente. A orientação sempre foi a da ciência. Foi sempre assim e continuará sendo assim."

Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi ainda reforçou que a migração de fase não é imediata. Disse ainda que áreas críticas da região metropolitana vão continuar sob restrição e que mudanças de cenário de quarentena dependem também de ampliação da estrutura hospitalar.

Reação

Por enquanto, a região metropolitana segue com as mesmas regras de quarentena, em vigor desde 24 de março. Ainda não está definido quais sub-regiões poderão mudar de fase. O Estadão apurou que a zona do ABC - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra - deve ter aval do Estado para flexibilizar na próxima semana. "Corrigir um erro é o maior acerto em que um gestor público pode mostrar sua grandeza", disse Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo e aliado de Doria, que ficou internado na UTI em abril por covid-19. Ele havia sido um dos mais críticos ao plano inicial. "Se é para ouvir a ciência, não é para liberar ninguém da região metropolitana", disse ele, na quarta-feira.

Outro argumento de Morando era a diferença de capacidade hospitalar entre cidades da região. São Bernardo tem ocupação de UTIs de 71% - índice melhor do que o da capital, com taxa de 83% nos hospitais municipais anteontem. Já Guarulhos enfrenta situação grave, com índice de ocupação de 101,3% (com uso de leitos extras).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá