Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Após reunião com governadora, Temer descarta fechar fronteira com a Venezuela

21/06/18 às 14:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em visita a Boa Vista, nesta quinta-feira, o presidente Michel Temer prometeu analisar os pedidos de recursos do governo de Roraima sobre a fronteira com a Venezuela, mas afastou a possibilidade de fechar a fronteira entre os dois países. Após apelos da governadora Suely Campos (PP), que acusou o governo federal de omissão na fronteira, Temer afirmou que não foi esse o tom de sua conversa com a governadora.

Temer e a governadora se reuniram em Boa Vista após visita a um abrigo que acolhe venezuelanos. Nas redes sociais, o Planalto divulgou um vídeo do presidente sorrindo com algumas crianças no local.

O governo de Roraima cobra do governo federal um ressarcimento de R$ 184 milhões que o Estado alega ter gasto com o atendimento a imigrantes. Além disso, o governo estadual pede a construção de um hospital de campana para atender os imigrantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM IDENTIFICAÇÃO

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados amanhã

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Imagem de destaque
DADOS DA SBP

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Imagem de destaque
POLÍTICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

"Ela me deu uma lista que eu disse que vou levar e vou examinar com muito carinho, com muita atenção as necessidades do Estado", disse Temer, afirmando que o governo federal já mandou recursos para o trabalho na fronteira.

Questionado sobre a cobrança do governo estadual em relação à União, Temer declarou que recebeu uma "boa acolhida" de Suely no Estado. "Não tive essa informação da governadora sobre omissão, ao contrário, recebi uma belíssima acolhida da governadora", afirmou o emedebista.

O presidente afastou novamente a possibilidade de fechar a fronteira entre os dois países. "Vocês sabem que isso seria uma coisa, digamos, inapropriada."

Apelo

Em carta aberta ao presidente Temer, divulgada nesta quinta-feira, a governadora de Roraima escreveu que "a sensação do povo de Roraima é que o Palácio do Planalto ainda não entendeu que o impacto da crise migratória é exclusivamente em Roraima e não no Brasil".

Antes da visita de Temer, a governadora afirmou que o presidente precisaria dar uma resposta aos cidadãos. Na carta, ela pediu que o emedebista "não deixe o solo roraimense hoje sem deixar claro aos brasileiros que nasceram aqui ou que escolheram Roraima para viver, qual é a sua posição e quando atenderá a pelo menos essas solicitações emergenciais e que estão ao alcance da sua decisão política."

Nesta quinta-feira, após se reunir com Temer, Suely Campos disse que o Estado não vai retirar a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que pede o fechamento temporário da fronteira e a transferência de recursos para custear a oferta de serviços aos imigrantes.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá