Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser ganha 'Nobel da espiritualidade'

19/03/19 às 11:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O astrônomo e físico brasileiro Marcelo Gleiser, de 60 anos, foi anunciado nesta terça-feira, 19, como vencedor do prêmio Templeton, considerado o "Nobel da espiritualidade". Nascido no Rio, Gleiser é professor da Dartmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos, e autor de livros que discutem a origem do universo a partir da ciência e da religião. Ele receberá também US$ 1,4 milhões (cerca de R$ 5,3 milhões).

"(Gleiser é) Um dos principais proponentes da visão de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade humana de abraçar e explorar o desconhecido", descreve Heather Templeton Dill, neta do criador do prêmio, em vídeo divulgado pela Fundação Templeton.

"O caminho para a compreensão e a exploração científica não é apenas sobre a parte material do mundo, e minha missão é trazer de volta para a ciência e para as pessoas que se interessam por ciência, esse apego àquele mistério. É fazer as pessoas entenderem que a ciência é apenas mais uma maneira de nos envolvermos com o mistério de quem somos", diz o astrônomo no vídeo.

Leia mais:

Imagem de destaque
FUNDO DE GARANTIA

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Imagem de destaque
REPARCELAMENTO

Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
JAIR RENAN

Filho de Jair Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

O brasileiro é a 49ª pessoa a receber o prêmio, sendo o primeiro latino. Dentre os ganhadores anteriores, estão Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia de premiação ocorre no dia 29 de maio, em Nova York.

Dentre os livros mais conhecidos de Gleiser, estão "A Dança do Universo" (da Companhia das Letras) e "Criação Imperfeita" (Editora Record). Ele reside nos Estados Unidos desde 1986, onde teve cinco filhos.

'Humildade'

Em seus livros, Marcelo Gleiser demonstra que a ciência e as religiões tentam responder a perguntas muito similares sobre a origem do universo e da vida. Agnóstico, diz manter a "mente aberta porque entende que o conhecimento humano é limitado". "Devemos ter a humildade para aceitar que estamos rodeados de mistério."

"Todos querem saber como se originou o mundo", declara. "A ciência pode proporcionar respostas somente até certo ponto", completa. (Com agências internacionais).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá