Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Atividade econômica cai 0,15% em agosto, diz Banco Central

15/10/21 às 11:41 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A atividade econômica brasileira teve variação negativa em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados hoje (15) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou queda de 0,15% em agosto de 2021 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período), chegando a 139,23 pontos.

Na comparação com agosto de 2020, houve crescimento de 4,74% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No ano, foi registrada alta de 6,41%. Em 12 meses encerrados em agosto, o indicador também ficou positivo, em 3,99%.

O índice é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 6,25% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

Leia mais:

Imagem de destaque
COMPONENTE ESSENCIAL

Epidemia de dengue aumenta demanda por doação de plaquetas

Imagem de destaque
JUSTIÇA

STF tem maioria de votos contra “poder moderador” das Forças Armadas

Imagem de destaque
RETORNA NA QUARTA

Relator no TRE vota contra a cassação do senador Sérgio Moro

Imagem de destaque
SEGUNDO PESQUISA

Quase 90% dos brasileiros admitem ter acreditado em fake news

Entretanto, o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo trimestre deste ano, o PIB apresentou variação negativa de 0,1%. No primeiro semestre, o PIB registrou alta de 6,4% e em 12 meses, acumulou alta de 1,8%.

Em 2020, o PIB do Brasil caiu 4,1%, totalizando R$ 7,4 trilhões. Foi a maior queda anual da série do IBGE, iniciada em 1996 e que interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019, quando o PIB acumulou alta de 4,6%.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá