Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

BBC fala de novo recorde de mortes por covid-19 no Brasil

22/05/20 às 09:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A rede de televisão britânica BBC exibe ao longo de sua programação desta sexta-feira, 22, uma reportagem, de mais de três minutos de duração, sobre a covid-19 no Brasil, enfatizando que o número de novas mortes voltou a ser recorde no País, mas que o fluxo de pessoas nas praias de São Paulo pode aumentar por causa da antecipação de um feriado. O canal de notícias disse que o número de óbitos por conta do coronavírus já passa de 20 mil e que o Estado mais afetado decidiu mudar o feriado para evitar que as pessoas fossem trabalhar, mas acabou criticado pelas cidades do litoral, que temem a chegada de "milhares" de turistas à costa.

"A praia é um remédio para a alma do brasileiro. Mesmo se respirar um pouco de ar fresco do mar está mais difícil nestes dias", afirmou a repórter. "Curtir a praia definitivamente não é permitido. Nem surfar, a menos que isso seja feito na primeira hora da manhã. Mas as regras são regularmente quebradas", continuou, com imagens exibindo uma criança praticando o esporte.

A BBC entrevista o pai da criança, que argumenta que os dois não estão na praia, mas que veio com o filho de bicicleta e trouxe a prancha para o mar. "A praia é o local pelo qual eu tenho de passar para chegar ao mar", alegou.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA NO SE INSCREVER

Meninas podem concorrer a capacitação oferecida pela embaixada dos EUA

Imagem de destaque
ECONOMIA

Receita recebe 1,15 milhão declarações do IR no primeiro dia

Imagem de destaque
ONDS DE CALOR

Sensação térmica no Rio pode passar de 50º C no fim de semana

Imagem de destaque
PLANO DE PRENDER MINISTRO

Prisão de Moraes garantiria "normalidade", disse general à PF

A polícia está nas ruas, conforme a reportagem, mas não pode fazer muito. Neste final de semana, a preocupação é a de que a situação piore.

A chegada de mais pessoas a Santos, por exemplo, tem preocupado a população local. "Temos medo. São Paulo é o local com o maior número de casos de vírus. Num dia ensolarado como este, a praia pode ficar cheia", disse um morador local que estava na praia com uma mulher, ambos usando máscaras.

Os governos municipais colocaram barreiras nas estradas para tentar interromper o êxodo da capital e um policial militar disse à rede britânica que aumentou o fluxo na baixada santista por causa do fim de semana prolongado. José Silva de Jesus explicou que a orientação da polícia tem sido a de recomendar que as pessoas voltem para as suas casas porque não é seguro estar nas ruas: "Dizemos às pessoas que as nossas cidades estão fechadas, que os hotéis estão fechados, assim como as praias."

As barreiras nas estradas, de acordo com a repórter, acabaram sendo suspensas porque começou a haver engarrafamentos, o que impedia as ambulâncias de trafegarem. Ela citou, também, que nem todos os brasileiros estão respeitando as medidas de distanciamento social, que o número de casos e de mortes é crescente e que o fim de semana maior não é uma desculpa para se quebrar a quarentena. Imagens com protestos de pessoas contra a chegada de turistas nas estradas e de uma simulação de um cemitério nas areias das praias também foram mostradas.

A reportagem trouxe ainda uma entrevista com o diretor da Santa Casa de Santos, Alex Macedo, que se mostrou preocupado com a possibilidade do aumento do fluxo na cidade sobrecarregar o sistema de saúde local. "Em tempos normais, já temos problemas com isso", comparou, dizendo que o número de pessoas na cidade pode chegar a duas ou três vezes o tamanho da população local. "Neste tipo de situação, estamos mais preocupados", continuou.

A BBC diz que o governo de São Paulo está desesperadamente tentando encontrar formas para que as pessoas fiquem em suas casas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá