Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Brasil ganha 72 km² de território com recálculo de fronteiras

29/03/23 às 14:19 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O território brasileiro aumentou em 72,2 quilômetros quadrados (km²) em 2022. A constatação é de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (29), no Rio de Janeiro. O estudo ajustou o total da área do país para 8.510.417,771 km².


Segundo o IBGE, o aumento do território deve-se a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


O aprimoramento, complementa o IBGE, decorre da realidade física dos rios da região e está em conformidade com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério da Relações Exteriores.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Estudo da Fiocruz indica que BCG é ineficaz quando aplicada em adultos

Imagem de destaque
BOLADA!

Mega-sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 205 milhões

Imagem de destaque
FIM DA TÉLAM

Jornalistas argentinos reagem a anúncio de fim da agência pública

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

MEC divulga resultado da segunda chamada do Prouni


Municípios


O IBGE também divulgou, hoje, mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

Segundo o instituto, as atualizações resultam da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.

O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Também houve alterações em Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três em cada), além de Tocantins e Goiás (dois em cada). Informações sobre as alterações podem ser conferidas no  

site do IBGE.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá