Brasil

Calor aumenta infestação de carrapatos em bovinos; Medidas ajudam no controle

14 dez 2017 às 10:00

No verão, com altas temperaturas e umidade, é comum que bovinos sofram com infestação de carrapatos. Além de causar lesões na pele, anemia e perda de peso, os parasitas podem transmitir hemoparasitas causadores da tristeza parasitária bovina (TPB), doença que tem alto índice de mortalidade nos rebanhos, principalmente em animais jovens. O produtor pode tomar medidas para prevenir o contágio.

De acordo com o veterinário Raul Mascarenhas Santana, da Embrapa Pecuária Sudeste, o produtor deve fazer rotação de pastagens para diminuir a quantidade de parasitas no pasto. Além disso, deve optar por raças de animais mais resistentes, diminuindo a necessidade de tratamentos. “Os animais que constantemente estão infestados, destoando do rebanho, chamados popularmente de ‘animais de sangue doce’, devem ser descartados”, afirma o veterinário.

O controle deve ser realizado ainda na primavera com um acaricida com mais de 90% de eficácia, com intervalos de 21 dias, até que se consiga uma infestação baixa (cerca de 20 carrapatos/animal). De acordo com Santana, é preciso atuar nos animais de forma estratégica nos meses de seca, fase em que o parasita está mais susceptível às condições ambientais.

Outra recomendação importante é usar o carrapaticida de forma correta, de acordo com as concentrações indicadas pelo fabricante. A utilização indiscriminada pode resultar na presença de resíduos no leite, na carne e no meio ambiente. Outro problema do uso incorreto e intenso está relacionado à resistência do carrapato aos produtos disponíveis no mercado.

Leia mais em Paraná Portal 

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá