106 pessoas perderam a vida nas rodovias federais no feriado de carnaval deste ano. Isso representa um aumento de 16% em relação a 2020, último ano de movimentação normal para um feriado de carnaval.
Naquele ano, antes da pandemia, 91 pessoas morreram nas estradas durante as festas de momo. Neste 2022, houve ainda um aumento no número de acidentes graves de 16% em relação a 2021, com 330 colisões com mortos ou feridos, além de um aumento de 6% no número de feridos em relação ao ano passado.
Para o coordenador geral de inspeção viária da PRF, André Azevedo, os números só não foram piores porque houve um aumento de efetivo fiscalizando as estradas no feriado de mais de 10% em relação aos anos anteriores, com cerca de 2,8 mil agentes trabalhando a cada dia da Operação.
A cada 31 testes de bafômetros realizados nas estradas, um condutor foi flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, totalizando mais de 2,5 mil autos de infração por beber e dirigir.
E a cada onze autos por beber ao volante, um Númerocondutor foi preso por estar acima do limite previsto em lei, somando 215 prisões por embriaguez, durante os sete dias da operação de carnaval da Polícia Rodoviária Federal, número inferior aos 271 presos por dirigir alcoolizados registrados em 2020, que foi o último ano de movimentação normal nas estradas durante o carnaval.