Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cientistas protestam contra cortes no orçamento destinado a ciência e tecnologia

02/09/17 às 19:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Professores, estudantes e pesquisadores protestaram neste sábado (02), na Praça Mauá, no Centro do Rio, contra os cortes no orçamento das universidades públicas e destinado a ciência e tecnologia.

A 2ª Marcha da Ciência foi promovida pela Associação de Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ADUFRJ) com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Teve apoio de servidores de entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

"Já é a segunda marcha que fazemos, e a ideia é que seja um movimento permanente. Hoje tivemos atos em diferentes cidades brasileiras, e as manifestações vão se prolongar pelos próximos dias", contou o físico Ildeu Moreira, presidente da SBPC. "A situação está crítica."

Leia mais:

Imagem de destaque
INTERNACIONAL

Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Imagem de destaque
COM NOVIDADES

Governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Imagem de destaque
BENEFÍCIO

AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos

Imagem de destaque
NOVA META

Haddad confirma proposta de salário mínimo a R$ 1.502 em 2025

No ato, ativistas carregavam faixas e cartazes contra os cortes. Uma roda de samba chamava a atenção para a causa. Experimentos científicos lembravam às crianças a importância das ciências.

"O orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia foi cortado drasticamente, caiu praticamente à metade com o contingenciamento desse ano. Agora o orçamento de 2018 prevê que esse seja o novo patamar, ainda sujeito a novo contingenciamento. Pelo orçamento que o governo está tentando aprovar, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) só tem dinheiro até a metade do ano. Se continuar nesse ritmo, em cinco anos a ciência brasileira já estará arrebentada", alertou Ildeu.

O movimento criou na internet um Tesourômetro do Conhecimento. Ele mede quanto o governo tem deixado de repassar. Desde o início do ajuste fiscal, em 2015, R$ 12 bilhões já foram cortados.

"Isso significa que estão sendo sacrificados recursos que eram de bolsas para estudantes, para infraestrutura de universidades e centros de pesquisas, investimentos em pesquisa em si, mestrado, doutorado, custeio de laboratórios. Tudo isso está sendo ameaçado hoje", apontou Tatiana Roque. Ela é coordenadora da campanha Conhecimento sem Cortes e presidente da ADUFRJ.

O ato teve centenas de manifestantes. Eles colheram assinaturas para uma petição pública contra os cortes. A versão online do texto já tinha mais de 78 mil assinaturas. O objetivo é alcançar 80 mil e levar o assunto ao Congresso Nacional. (Daniela Amorim - [email protected])

© Copyright 2023 Grupo Tarobá