Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

COVID-19 no Brasil: várias epidemias num só país

26/05/20 às 13:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A primeira fase do EPICOVID19-BR, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, traz resultados inéditos e preocupantes. Durante uma semana de coleta de dados em 133 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil, os pesquisadores concluíram 25.025 entrevistas e testes para o coronavírus. Em 90 cidades, incluindo 21 das 27 capitais, foi possível testar pelo menos 200 pessoas selecionadas por sorteio.

No conjunto dessas 90 cidades, a proporção de pessoas com anticorpos, que significa que já tiveram ou têm o coronavírus, foi estimada em 1,4%, podendo variar de 1,3% a 1,6% pela margem de erro da pesquisa. Esses dados já levam em consideração o tamanho da população de cada cidade e a validade do teste rápido utilizado. Essas 90 cidades correspondem a 25,6% da população nacional, totalizando 54,2 milhões de pessoas, entre as quais 760 mil (margem de erro de 705 a 867 mil) estariam infectadas. 

Os resultados dessas 90 cidades não devem ser extrapolados para todo o país, nem usados para estimar o número absoluto de casos no Brasil, pois são cidades populosas, com circulação intensa de pessoas e que concentram serviços de saúde. A dinâmica da pandemia, portanto, pode ser distinta da observada em cidades pequenas ou em áreas rurais. Mesmo com esses cuidados a equipe científica da pesquisa comenta que: “O mais importante é saber que a contagem de casos de infecção por coronavírus no Brasil agora deve ser feita em milhões, e não mais em milhares”. A comparação dos números estimados pela pesquisa e os números oficiais aponta para uma grande subestimativa do número de infectados pelo coronavírus. No dia 13 de maio, véspera do início da pesquisa, essas 90 cidades somadas contabilizavam 104.782 casos confirmados e 7.640 mortes. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ATENÇÃO TRABALHADOR

Governo inicia calendário do PIS 2024; veja datas e tabela de pagamento

Imagem de destaque
SEGUNDO A FAMÍLIA

Faustão passa por tratamento intensivo após rejeição de órgão

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Termina hoje prazo para pagamento de taxa do concurso da Caixa

Imagem de destaque
NESTA SEXTA-FEIRA

Terremoto de 4.8 atinge Nova York, diz serviço geológico dos EUA

Assim, os dados do EPICOVID19-BR estimam que, para cada caso confirmado de coronavírus nessas cidades, existem 7 casos reais na população. Sobre esses resultados, os pesquisadores comentam: “Não é por acaso que o logotipo do EPICOVID19-BR remete a um iceberg. Os casos confirmados, que aparecem nas estatísticas oficiais, representam apenas a ponta visível de um iceberg cuja maior parte está submersa. Para conhecer a magnitude real do coronavírus, é obrigatória a realização de pesquisas populacionais”.

Veja o documento completo: EPICOVID

© Copyright 2023 Grupo Tarobá