Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Decreto de Bolsonaro inclui igrejas e lotéricas em lista de atividades essenciais

26/03/20 às 12:26 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente Jair Bolsonaro incluiu as casas lotéricas e as igrejas na lista de serviços e atividades essenciais que podem funcionar durante a situação de emergência no País em decorrência do novo coronavírus. A decisão foi tomada por meio decreto, o que não depende de aval do Poder Legislativo. Nesta quarta-feira, o presidente Bolsonaro anunciou nas redes sociais que incluiria as lotéricas nessa relação, mas não falou das igrejas.

Os templos vinham limitando suas atividades presenciais para evitar aglomerações e se valendo das tecnologias virtuais para fazer cultos e missas e assim diminuir os riscos de propagação do vírus. Com a decisão de Bolsonaro, elas ficam liberadas da quarentena, embora o texto recomende que elas sigam as orientações do Ministério da Saúde.

'Gripezinha'

Com a edição decreto, o presidente Bolsonaro continua a minimizar a gravidade da doença, considerada por ele como "uma gripezinha". Na terça-feira, em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, Bolsonaro manifestou clara oposição ao rigor das medidas de isolamento que têm sido recomendadas ou determinadas no País, especialmente por iniciativa de Estados e prefeituras, para conter o avanço do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
POR MAIS UM ANO

Justiça Federal nega novo pedido de transferência de Ronnie Lessa

Imagem de destaque
"MUITO TEMPO NO CARGO"

Lula elogia atuação de Padilha na articulação política

Imagem de destaque
APÓS VETOS

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO IMPORTANTE

Exportações ajudarão país a diminuir desigualdade social, diz Lula

Na fala, o presidente chegou a recomendar que "algumas poucas autoridades, estaduais e municipais, devem abandonar o conceito de terra arrasada", em medidas como a "proibição de transportes", o "fechamento do comércio" e o "confinamento em massa" - iniciativas que têm sido adotadas em países muito atingidos pela doença, como Itália e Espanha, e mesmo em outros menos afetados, para evitar a propagação do vírus e o colapso do sistema de saúde.

O ato, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, amplia a relação de atividades consideradas essenciais durante a pandemia da covid-19, que foi editada pelo governo no fim de semana. Dentre elas, já estavam serviços de saúde e segurança pública, por exemplo.

O decreto de hoje também incorpora na lista, além de "atividades religiosas de qualquer natureza, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde", e "unidades lotéricas", outros serviços e atividades, como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, produção de petróleo e atividades de pesquisa científica e laboratoriais.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá