Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Decreto trata de compromisso pela erradicação do sub-registro civil de nascimento

15/10/19 às 10:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta terça-feira, 15, o Decreto 10.063 que dispõe sobre o compromisso nacional pela erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação do acesso à documentação básica, sobre o Comitê Gestor Nacional e sobre a semana nacional de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica (CPF, a carteira de identidade, e a carteira de trabalho).

O objetivo é conjugar esforços da União, Estados, do Distrito Federal e dos municípios para erradicar o sub-registro civil de nascimento no País e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros.

O ato presidencial dá as diretrizes a serem observadas pelos órgãos e entes que aderirem ao compromisso para erradicação do sub-registro civil. Os Estados, DF e municípios que aderirem ao compromisso deverão instituir comitês gestores em seus âmbitos de atuação para planejar, implementar, monitorar e avaliar ações para erradicação do sub-registro de nascimento e ampliação do acesso à documentação civil básica.

Leia mais:

Imagem de destaque
INTERNACIONAL

Brasil condena qualquer ato de violência, diz chanceler sobre Irã

Imagem de destaque
COM NOVIDADES

Governo anuncia plano para assentar 295 mil famílias até 2026

Imagem de destaque
BENEFÍCIO

AGU e MJ defendem critérios para conceder saída temporária a presos

Imagem de destaque
NOVA META

Haddad confirma proposta de salário mínimo a R$ 1.502 em 2025

O Decreto também estabelece que a Semana Nacional de Mobilização para o Registro de Nascimento e a Documentação Civil ocorrerá anualmente em data a ser definida pelo Comitê Gestor Nacional do Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica. O objetivo dessa semana será desenvolver ações conjuntas e articuladas entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios para orientar e universalizar o acesso à documentação civil básica.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá