Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Diabete regride com dieta radical

07/12/17 às 08:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Uma dieta radical de baixas calorias foi capaz de reverter a diabete tipo 2 mesmo em pacientes que já conviviam com a doença havia seis anos, aponta um estudo realizado por cientistas da Escócia e publicado na terça-feira, 5, na revista científica "The Lancet".

O trabalho mostra que a doença pode ser revertida com perda de peso intensiva, deixando os pacientes livres de sintomas sem tomar remédios. Entre as pessoas que perderam mais de 15 quilos no estudo, 86% tiveram remissão da diabete - todos os sinais da doença desapareceram - em até um ano após o início do experimento.

"Nossos resultados sugerem que, mesmo para as pessoas que têm diabete do tipo 2 há seis anos, a remissão é factível. Em contraste com outras abordagens, nós focamos na necessidade de manutenção a longo prazo da perda de peso por meio de dieta e exercícios", disse o autor principal do estudo, Michael Lean, da Universidade de Glasgow.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRANFERÊNCIA

Paraguai entrega 25 presos brasileiros à Polícia Federal

Imagem de destaque
ATENÇÃO TRABALHADOR

Governo inicia calendário do PIS 2024; veja datas e tabela de pagamento

Imagem de destaque
SEGUNDO A FAMÍLIA

Faustão passa por tratamento intensivo após rejeição de órgão

Imagem de destaque
ATENÇÃO

Termina hoje prazo para pagamento de taxa do concurso da Caixa

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a diabete afeta até 9% da população mundial e é uma das principais causas de enfarte, perda de visão, disfunção dos rins e problemas de circulação nos membros. No Brasil, estima-se que 18 milhões de pessoas sofram com a doença - que cresceu 62% só na última década. Cerca de 90% dos casos são de diabete tipo 2, que ocorre por resistência à ação da insulina e tem a obesidade entre as principais causas.

O estudo, realizado na Escócia e na Inglaterra entre julho de 2014 e agosto de 2016, teve a participação de 298 pacientes diagnosticados com a doença, com idade de 20 a 65 anos, que não tomavam insulina. Os voluntários foram divididos em dois grupos.

Um grupo de controle com 149 pessoas seguiu o protocolo tradicional para tratamento da doença, com uso de medicamentos. Outro grupo de 149 indivíduos teve os medicamentos cortados e foi submetido a um programa de redução de peso, em três fases.Na primeira, os pacientes foram submetidos, de três a cinco meses, a uma dieta radical que substituiu toda a comida por uma fórmula alimentar de apenas 825 a 853 calorias diárias. Em geral, um adulto saudável consome cerca de 2 mil calorias por dia.

Na segunda fase, com duração de duas a quatro semanas, a comida normal foi reintroduzida gradualmente, até que o paciente chegasse a uma dieta de 1.400 calorias por dia. Na terceira fase, de manutenção da perda de peso, os pacientes voltaram a comer normalmente, até um limite de 2.500 calorias, enquanto eram submetidos a uma terapia cognitiva comportamental combinada com estratégias para aumentar a atividade física.

Resultados

Doze meses após o início do experimento, os participantes que fizeram a dieta especial perderam 10 quilos, em média, e quase metade deles (68) teve remissão da diabete. Entre os 149 pacientes que se submeteram à dieta, 36 (24%) conseguiram reduzir o peso em mais de 15 quilos - o que não foi conseguido por nenhum dos pacientes que seguiram o protocolo convencional de tratamento. Neste grupo, só 6 (4%) ficaram livres da doença.

O estudo também mostrou que o porcentual de remissão variou na proporção da perda de peso. "Esses resultados são muito animadores. Eles podem revolucionar a maneira como a diabete tipo 2 é tratada. A perda substancial de peso resulta em uma redução da gordura no interior do fígado e do pâncreas, permitindo que esses órgãos voltem a funcionar normalmente - e nós mostramos que isso pode levar a uma remissão da doença", disse Roy Taylor, da Universidade de Newcastle. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá