Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Enem 2023: período de inscrição começa nesta segunda-feira

05/06/23 às 06:54 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) abre nesta segunda-feira (5) e vai até as 23h59 do dia 16. Os candidatos pode se inscrever no site oficial do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85,00. As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado sairá no dia 16 de janeiro de 2024.


Este ano, o Enem completa 25 anos desde a sua criação, e o Band Jornalismo trará uma série de reportagens especiais sobre o exame.


Calendário do Enem

Leia mais:

Imagem de destaque
PARCERIA

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego

Imagem de destaque
PARCELA DE MARÇO

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Imagem de destaque
POLÍCIA BRASILEIRA

Brasil usará drones submarinos no combate ao tráfico em portos

Imagem de destaque
60 DIAS

PF analisa material de presos acusados de mandar matar Marielle


INSCRIÇÕES: 5 a 16 de junho


Pagamento da taxa (R$ 85): 5 a 21 de junho


Solicitação de uso do nome social: 5 a 16 de junho; resultado sai dia 26 de junho

PROVAS: 5 e 12 de novembro


GABARITO: 24 de novembro


Enem para pessoas privadas de liberdade: 12 e 13 de dezembro


RESULTADO DO ENEM: 16 de janeiro de 2024


Como são as provas


O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No primeiro dia, 5 de novembro, os candidatos respondem às provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e fazem uma redação. No segundo dia, 12 de novembro, são realizadas as provas de ciências da natureza e de matemática.


Como se inscrever


A inscrição para o Enem deve ser realizada no site https://enem.inep.gov.br/participante. O interessado deve informar o número de seu CPF e a data de nascimento. Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF. Depois de finalizada, a inscrição não poderá ser cancelada, ainda que dependa de confirmação de pagamento.


Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de realizar a inscrição, o participante deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal. 

Após concluir a inscrição, não será possível alterar essa opção:


Informar endereço de e-mail único e válido, número de telefone fixo ou celular válido.


Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame.


Solicitar, se necessário, atendimento especializado, de acordo com as opções descritas.


Selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de língua estrangeira.



Senha


Criar cadastro e senha de acesso para a Página do Participante, no endereço: https://sso.acesso.gov.br, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:


alterar dados cadastrais, de município de provas, se houver vagas, e de opção de língua estrangeira, durante o período de inscrição;


acompanhar a inscrição na Página do Participante;


consultar o local de provas;


consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição;


obter os resultados individuais pela internet;


inscrever-se em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).


A senha é pessoal, intransferível e de responsabilidade do participante. O participante que esquecer a senha cadastrada terá a opção de recuperá-la pelo endereço sso.acesso.gov.br.


Foto e informações


O participante é responsável por preencher corretamente as informações prestadas no sistema de inscrição, inclusive as relacionadas ao Questionário Socioeconômico, inserir os documentos solicitados e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso. Os dados informados no Questionário Socioeconômico e os referentes à situação do ensino médio não poderão ser alterados.


O participante deverá anexar, no sistema de inscrição, sua foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá