Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo exonera secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

22/05/20 às 10:11 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo federal exonerou o médico e biofísico Antonio Carlos Campos de Carvalho do cargo de secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde. A exoneração, "a pedido", está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 22, em portaria assinada pela Casa Civil da Presidência.

Carvalho assumiu o cargo no início do mês, em 4 de maio, ainda na equipe do então ministro da Saúde, Nelson Teich.

A secretaria que Carvalho comandava é responsável, entre outras atribuições, pela coordenação do processo de incorporação, alteração ou exclusão de medicamentos, tecnologias e inovações ao Sistema Único de Saúde (SUS). A área também coordena políticas de fomento e pesquisa, incluindo estudos sobre a aplicação da cloroquina no tratamento do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
'NÃO SE LEMBRA'

Cid não revela ao STF com quem conversou sobre PF e Moraes

Imagem de destaque
DEFESA CIVIL

Chuvas deixam 1,2 mil pessoas desalojadas no Espírito Santo

Imagem de destaque
PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Presídio de Mossoró ficou mais de dois anos sem manutenção

Imagem de destaque
PALÁCIO DO ALVORADA

Bolsonaro processa Lula após ser acusado de 'sumiço' de móveis

A saída de Carvalho ocorre dois dias depois da mudança no protocolo de uso do medicamento contra casos da doença. Na quarta-feira, o Ministério da Saúde divulgou novas instruções que liberam a cloroquina e a hidroxicloroquina no SUS para todos os pacientes de covid-19, desde os primeiros sinais da infecção.

A orientação anterior previa a prescrição da substância apenas para casos graves. O novo entendimento da Saúde foi formalizado depois de pressão do presidente Jair Bolsonaro, mesmo a pasta e o próprio presidente reconhecendo que não existe eficácia comprovada da droga para combater o vírus.

No novo protocolo, a orientação do ministério é pela prescrição de cloroquina ou sulfato de hidroxicloroquina, ambos combinados com azitromicina, até para casos leves. As doses dos medicamentos se alteram conforme o quadro de saúde.

O documento avisa que cabe ao médico prescrever e que o paciente deve assinar um termo de "Ciência e Consentimento" sobre o uso da droga. O protocolo inclui declarar conhecer que o tratamento pode causar efeitos colaterais que podem levar à "disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito."

"Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente", diz um trecho do documento.

O uso ampliado da cloroquina para tratar pacientes com covid-19 foi uma das divergências que pesaram para o pedido de demissão do então ministro Nelson Teich no último dia 15 e também para a saída de seu antecessor na pasta, Luiz Henrique Mandetta.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá