Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo federal discute plano de ação para municípios afetados pelas chuvas

25/01/20 às 15:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O governo federal realiza, neste sábado (25), uma reunião com diferentes órgãos e agências, sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Regional, para traçar um plano de ação nos municípios mais prejudicados pelas chuvas. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) disparou o alerta máximo diante do elevado número de alertas por desastres naturais acionados nos últimos dias.

O ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, vai sobrevoar as localidades mais afetadas nos próximos dias. O governo federal já reconheceu de forma sumária (quando o quadro é tão crítico que a própria União toma a iniciativa de agir) situação de calamidade pública em quatro municípios do Espírito Santo: Iconha, Vargem Alta, Rio Novo do Sul e Alfredo Chaves. Também foi decretada situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem.

Em situações como essa, os órgãos se articulam para tornar ágeis ações em suas áreas, como envio de medicamentos e antecipação de benefícios sociais.

Leia mais:

Imagem de destaque
DOIS FERIDOS

Raio mata homem em praia de Arraial do Cabo, no estado do Rio

Imagem de destaque
JUSTIÇA

Mauro Cid sai preso após depoimento no Supremo Tribunal Federal

Imagem de destaque
PREOCUPANTE

Brasil registra mais de 2 milhões de casos de dengue

Imagem de destaque
METAS ESTABELECIDAS

Déficit zero depende do crescimento econômico, diz Haddad

Além disso, com o reconhecimento da calamidade ou da situação de emergência, os municípios estão aptos a elaborar seus planos de ação e pedir recursos ao governo federal para ajudar em iniciativas de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais ou reconstrução.

Segundo informações do MDR, Belo Horizonte é o município com o plano mais adiantado e deve conseguir a liberação dos recursos já no início da próxima semana. O valor ainda está sendo fechado de acordo com as necessidades emergenciais.

A definição da verba para os demais municípios também depende da conclusão dos seus planos. Representantes do governo federal estão nos locais atingidos desde o último fim de semana auxiliando as equipes locais nas ações de socorro, assistência e no dimensionamento dos anos para a elaboração do plano de ação.

Em Minas Gerais, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, coordena as ações desde o último domingo (19). Já no Espírito Santo, o coordenador do Cenad, Armin Braun, auxilia os trabalhos na região.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá