Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo retomará Bolsa Verde para comunidades tradicionais da Amazônia

05/06/23 às 21:25 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O governo federal vai retomar o programa Bolsa Verde, que fazia pagamentos a famílias que vivem em áreas de reserva extrativista e comunidades tradicionais da Amazônia, como forma de estimular a preservação da floresta e promover a regeneração de áreas degradadas.


O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante evento de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto.


"Essas famílias receberão uma ajuda do Estado como pagamento pelos serviços que eles prestam para a proteção do meio ambiente. Cerca de 80% das florestas protegidas no mundo estão sob domínio dessas comunidades tradicionais. Isso tem a ver com o reconhecimento do papel que essas comunidades têm para manter os serviços ecossistêmicos preservados", afirmou a ministra a jornalistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
E ENERGIA LIMPA

Lula assina MP que prevê redução de 3,5% a 5% na conta de luz

Imagem de destaque
DEBATE

Governo defende órgão que supervisione obrigações das redes sociais

Praia do Capri, em São Francisco do Sul, é um dos locais que pode afundar até 2050
ELEVAÇÃO DO MAR

Levantamento aponta cinco cidades que podem "afundar" em SC até 2050

Imagem de destaque
SINTFUB

Professores da UnB aprovam greve a partir de 15 de abril


Criado em 2011 pelo governo da então presidente Dilma Rousseff, o Bolsa Verde previa a concessão, a cada três meses, de R$ 300 para famílias em situação de extrema pobreza que vivessem em áreas de proteção ou de reserva e que comprovassem produção sustentável.


O programa, no entanto, foi encerrado ainda em 2017, durante o governo de Michel Temer, que sucedeu Dilma Rousseff após o impeachment de 2016. O valor e a periodicidade dos pagamentos do programa que será retomado não foram detalhados por Marina Silva, mas, segundo ela, a iniciativa deverá abranger, inicialmente, cerca de 30 mil famílias. Na versão anterior do programa, os pagamentos alcançaram mais de 70 mil beneficiários.  

© Copyright 2023 Grupo Tarobá