Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Guerra fria impulsionou a exploração do espaço

20/07/19 às 09:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Sem a Guerra Fria, talvez a humanidade jamais tivesse chegado à Lua. Ou pelo menos não há 50 anos. A disputa foi o maior estímulo para que o homem conseguisse desenvolver tecnologias tão rapidamente e ir tão longe. O fim da divisão do mundo entre capitalistas e comunistas pode explicar também por que a façanha não foi superada até hoje.

"A possibilidade de ir ao espaço era um recurso que garantiria o domínio militar, político e tecnológico entre as duas grandes potências, Estados Unidos e União Soviética, uma vez que essas tecnologias permitiriam espionar e atacar outros países", comenta Paulo Bretones, doutor em educação em astronomia e professor da Universidade Federal de São Carlos.

Os soviéticos foram os primeiros a colocar um satélite em órbita: o Sputnik, em 1957. Vale lembrar que o foguete que lança um satélite é o mesmo usado para o lançamento de um míssil, por exemplo. E cada vez que o Sputnik passava por cima do território americano, a mensagem implícita era: "Isso poderia ser uma bomba atômica sobre as suas cabeças". Apenas um mês depois, lançaram o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO MATO GROSSO DO SUL

Homem é preso 'dando rolê' com cadeira de rodas furtada de UPA

Imagem de destaque
EM ALAGOAS

Homem ateia fogo em amigo após ser chamado de "corno safado"

Imagem de destaque
BRASIL

Fugitivos da Penitenciária de Mossoró são presos no Pará após 50 dias da fuga

Imagem de destaque
ENTENDA

TRE suspende julgamento de cassação de Moro com placar em 1 a 1

Finalmente, em 12 de abril de 1961, a URSS enviou o primeiro homem à órbita do planeta, Yuri Gagarin, e, meses depois, a primeira mulher, Valentina Tereshkova. A hegemonia soviética na área era indiscutível.

A resposta americana não tardaria. Pouco mais de um mês depois, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, anunciou que enviaria o homem à Lua antes do fim daquela década. Para isso, lançou o Projeto Apollo, que recebeu US$ 153 bilhões em valores atuais - recorde absoluto em investimento. Nada menos que meio milhão de pessoas, entre funcionários da Nasa (agência espacial americana), da indústria e de universidades estiveram mobilizados para garantir o histórico pouso.

Oito anos depois do anúncio feito por Kennedy, no dia 20 de julho de 1969, às 17h17 (horário de Brasília), o módulo lunar Eagle (águia, em português) pousava na Lua. "Houston, aqui Base da Tranquilidade",anunciou o comandante Neil Armstrong, se dirigindo ao controle da missão, no Texas, e se referindo ao local de pouso. "A águia pousou." Em Houston, onde todos mal respiravam em meio à tensão e à expectativa, o momento foi de alívio. "Base da Tranquilidade, (....) tinha um bando de caras aqui quase ficando azuis", foi a resposta. "Estamos respirando de novo."

Seis horas após o pouso, Armstrong desceu do módulo e, finalmente, pôs os pés na Lua. "É um pequeno passo para o homem. Um grande salto para a humanidade", disse, numa frase que, garante, não tinha sido ensaiada. Dezenove minutos depois, Buzz Aldrin se juntou a ele. Os dois ficaram na superfície lunar por cerca de 2h15 e coletaram mais de 20 quilos de rochas. Em gestos inequívocos de conquista territorial, eles registraram para a eternidade a pegada de Aldrin e cravaram uma bandeira americana no satélite.

Atenção mundial

"Parecia um filme de terror e suspense que já durava quase quatro dias, todo mundo fixado no rádio e na TV, torcendo para nada dar errado", lembra o diretor do Observatório Nacional, o astrônomo João dos Santos que, na época, tinha 25 anos. "O homem ia conquistar a Lua, colocar os pés naquele solo árido e desértico. As pessoas foram se reunindo para ver o acontecimento, como se fosse a final da Copa do Mundo, uma partida de futebol espacial. Era o planeta olhando para a Lua, esperando aquele pequeno passo com significado tão grande."

Estima-se que pelo menos 600 milhões de pessoas tenham assistido ao pouso pela televisão em todo o mundo. "Colocar um ser humano na Lua foi um passo extraordinário para a humanidade, sobretudo quando pensamos na tecnologia disponível na época", afirma a astrônoma Rosaly Lopes, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. "E do ponto de vista filosófico também foi importante. Foi um feito não só dos EUA, mas algo que uniu toda a humanidade."

Se a motivação original era uma guerra, o resultado acabou sendo uma inesperada união. "Fiquei impressionado (depois que voltamos), que para todos os lugares onde fomos as pessoas diziam: Nós conseguimos, nós, você e eu", contou o astronauta Michael Collins, na homenagem que o Google lançou ontem. Collins ficou sobrevoando a Lua enquanto Armstrong e Aldrin fizeram a caminhada histórica.


Do espaço para a vida cotidiana

O desenvolvimento científico necessário para levar o homem à Lua está nas bases de várias tecnologias que usamos até hoje. A miniaturização dos componentes, que possibilitou reduzir aparelhos até então enormes e mandá-los para o satélite, foi o primeiro passo para criar todos os dispositivos de bolso que temos, como os celulares.

Um dos exemplos mais populares em todo o mundo são as câmeras digitais, resultado da invenção do sensor de imagem CMOS (semicondutor de metal óxido complementar) para captar imagens do espaço. O dispositivo é pequeno, requer baixíssima potência e é altamente eficiente. Outro exemplo é o de ferramentas elétricas sem fio, como os mini-aspiradores de pó desenvolvidos pela Black and Decker após refinar uma espécie de furadeira portátil que os astronautas tinham usado para extrair amostras da Lua.

Até o famoso "travesseiro da Nasa" tem mesmo a ver com a agência, que nos anos 1960 começou a estudar formas de melhorar a segurança e o conforto em viagens aéreas comerciais. A ideia era ter um assento à prova de choques. Chegou-se à espuma "com memória", que tem capacidade de absorver choque. Hoje é usada em colchões, travesseiros, camas de hospital e até em próteses. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá