Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Há 42 dias sem chuvas, capital paulista pode entrar em estado de atenção

26/07/17 às 08:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Há 42 dias sem registrar chuvas significativas, a cidade de São Paulo deverá entrar em estado de atenção nesta quarta-feira, 26, por causa do tempo seco. Segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão vinculado à Prefeitura, o índice de umidade relativa do ar poderá chegar a 25%. Abaixo de 30%, o município decreta atenção. Se cair a menos de 20%, a cidade entra em estado de alerta. Abaixo de 12%, é emergência.

Nesta terça-feira, 25, a média registrada nas estações meteorológicas do centro de gerenciamento foi de 32%, mas no Butantã, na zona oeste, o índice caiu a 29% por um curto período de tempo. O estado de emergência só é decretado se o índice fica abaixo dos 30% em várias estações de medição. Segundo o órgão, a presença de uma massa de ar seco tem impedido a ocorrência de chuvas na capital paulista.

Neste mês, a cidade registrou só 0,3 milímetros de precipitações, enquanto a média de chuva para julho é de 46,6 milímetros. Os próximos dias devem continuar secos com temperatura alta durante o dia e baixa à noite. Não há previsão de chuva significativa para julho. Hoje, os termômetros devem variar entre 11ºC e 26ºC, diz o CGE.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Brasileiro morre em confronto com a polícia paraguaia após matar policial

Imagem de destaque
LISTA COM 21 PAÍSES

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

Imagem de destaque
PAÍSES PEDEM CALMA

Após apelo de aliados, Israel deve atacar o Irã 'no momento certo'

Efeitos

A condição de bloqueio atmosférico e a falta de chuva aumentam a concentração de poluentes no ar, o que é prejudicial à saúde das pessoas, além de facilitar a propagação das queimadas.

Os paulistanos que já sofrem de doenças respiratórias crônicas ou alergias, como bronquite, asma e rinite, devem ficar mais atentos - o ar seco resseca as mucosas e pode agravar esses problemas. Irritação nos olhos e na garganta e ressecamento da pele também são sintomas bastante comuns nessa época do ano.

Para evitar incômodo e o agravamento de doenças respiratórias, é recomendável ingerir bastante líquido, a utilização de bacias com água ou vaporizadores nos cômodos da casa e colocar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

Banhos muito quentes devem ser evitados para que a pele não fique ainda mais ressecada. Exercícios físicos devem ser feitos com moderação nos períodos mais quentes do dia, entre 10 horas e 16 horas. Os médicos também recomendam que o cigarro seja deixado de lado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá