Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Inscrições para o Revalida começam nesta segunda-feira

16/01/23 às 08:46 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Começa nesta segunda-feira (16) e termina na próxima sexta-feira (20) o prazo de inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) 2023. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida.


A taxa de inscrição, no valor de R$ 410, deve ser paga até o dia 26 por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), e a prova será aplicada no dia 5 de março nas seguintes localidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.


De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o profissional que desejar participar do exame precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por uma instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem ou órgão equivalente.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO MATO GROSSO DO SUL

Homem é preso 'dando rolê' com cadeira de rodas furtada de UPA

Imagem de destaque
EM ALAGOAS

Homem ateia fogo em amigo após ser chamado de "corno safado"

Imagem de destaque
BRASIL

Fugitivos da Penitenciária de Mossoró são presos no Pará após 50 dias da fuga

Imagem de destaque
ENTENDA

TRE suspende julgamento de cassação de Moro com placar em 1 a 1


Etapas


O exame é composto por uma etapa teórica e outra prática que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).


A primeira etapa (teórica) consiste em avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e outra discursiva, composta por cinco questões.

Quem for aprovado na primeira etapa estará apto para se submeter a avaliação prática. O edital com o cronograma para a realização da segunda etapa ainda será divulgado pelo Inep.


Aplicado desde 2011, o Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá