Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023

05/12/22 às 15:08 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva deve ir aos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Joe Biden, somente depois da posse. A informação foi dada nesta segunda-feira (5) pelo ex-chanceler do governo petista Celso Amorim. 


Na semana passada Lula declarou que poderia viajar aos EUA ainda neste ano depois de ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira ( 12), mas hoje, segundo Amorim, durante uma reunião em Brasília com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, ele teria dito que “talvez não seja possível ir antes da posse” e a probabilidade maior é de que o encontro fique para o início de 2023. 


Após a reunião Lula postou uma foto com Sullivan e disse que está “animado para ir aos Estados Unidos”.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS DOIS DIAS PRESO

Moraes concede liberdade provisória a Valdemar Costa Neto

Imagem de destaque
VEJA DICAS

Médicos fazem alerta sobre a saúde ocular durante o carnaval

Imagem de destaque
INVESTIGADO

Coronel que estava nos EUA é preso pela PF ao chegar em Brasília

Imagem de destaque
ALERTA

Saúde e Anvisa alerta sobre uso de pomada capilar no carnaval


“De tudo se falou, principalmente sobre a última reunião do G20 e sobre a necessidade de uma nova governança mundial”, detalhou Amorim. Outro assunto abordado por Lula com os norte-americanos foi a necessidade de incluir outros países no Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Segundo Celso Amorim, Sullivan demonstrou interesse em cooperar com o Brasil no G20 para caminhar para uma governança global mais justa. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo e da União Europeia. “Foi uma conversa longa, de quase duas horas. Eles trataram sobre a importância da relação entre os dois países para a paz e a democracia na América do Sul”, disse. O ex-ministro também falou que não foram discutidas ações específicas, mas a necessidade de engajamento das duas nações.


Além de Lula e Sullivan, participaram do encontro, Juan Gonzales, assessor do governo dos EUA para a América Latina; Ricardo Zúñiga, vice-secretário de Estado para assuntos de Hemisfério Ocidental; e Douglas Koneff, encarregado de negócios da embaixada no Brasil.  


Do lado do governo de transição, além de Amorim, também estavam presentes o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá