Todos os locais
Todos os locais
Brasil

Lula: mudança climática e desigualdade são principais desafios globais

19 set 2023 às 15:44
Por: Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (19), que o combate às mudanças climáticas e à desigualdade são os principais desafios a serem vencidos pelos líderes mundiais. Ao abrir o debate de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, ele lembrou da primeira vez que participou do evento, em 2003.


“Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perda e sofrimento aos nossos irmãos, sobretudo aos mais pobres”, disse Lula. 


Ele expressou condolências às vítimas do terremoto no Marrocos e das tempestades que atingiram a Líbia e o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.


Segundo o presidente, para vencer as desigualdades, é preciso vencer a resignação e a falta vontade política daqueles que governam o mundo. 


“A fome, tema central da minha fala neste Parlamento mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã. O mundo está cada vez mais desigual. Os dez maiores bilionários têm mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade”, acrescentou.

Outras notícias

Bandidos do novo cangaço invadem banco, fazem reféns e explodem caixas eletrônicos no Maranhão

Filha de Paulo Cupertino se pronuncia sobre condenação do pai por assassinato de seu namorado

O frio chegou para valer: entenda a diferença entre neve, chuva congelada e congelante


Este ano, o tema do debate geral é “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerando ações para a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos”. No debate geral, os chefes dos Estados-membros da ONU são convidados a discursar em uma oportunidade para apontar suas visões e preocupações diante do sistema multilateral. 


Cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940. 


Esta é a oitava vez que o presidente Lula abre o debate dos chefes de Estado. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim. 


O presidente desembarcou em Nova York na noite do último sábado (16), onde participou de reuniões com empresários e autoridades estrangeiras. Amanhã (20), ele se encontrará com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. Lula será recebido ainda pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem lançará uma iniciativa global para promoção do trabalho decente. 

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Corpo de criança de um ano e nove meses morta pelo pai é achado no oeste de Santa Catarina

Brasil
Imagem de destaque

Adolescente é morta a facadas por aluno dentro de sala de aula em Minas Gerais

Brasil

Influenciadora digital é esfaqueada pelo ex-namorado na zona sul de São Paulo

Brasil

Líder espírita Divaldo Franco morre aos 98 anos na Bahia

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vídeo: corpo com marcas de tiros é encontrado em fundo de vale na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Carro invade pista contrária e colide com carreta; mulher presa às ferragens

Cidade
Londrina e região

Motociclista se envolve em acidente e foge da ambulância após atendimento em Londrina

Paraná
Paraná

PRF apreende carga milionária de contrabando na BR-153 em Porto Vitória

Cidade
Londrina e região

Homem cai de poste, diz que estava trabalhando, mas vizinhos desconfiam de atitude

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 4 | Excelência em Limpeza Profissional | Casa da Limpeza

PodCast Linha de Frente | EP 03 | André Consentino - Sr. Churrasco

Podcast Eleva+ Cast | EP 3 | Gestão Sustentável com Energia Solar | Solar Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.