Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Médica que recusou atendimento a criança é ouvida pela polícia

12/06/17 às 16:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A médica acusada de negligenciar o atendimento de uma criança de 1 ano e meio, ocasionando sua morte, está prestando depoimento na manhã desta segunda-feira, 12, na 19ª Delegacia de Polícia (Barra da Tijuca), na zona oeste da capital fluminense. Haydée Marques da Silva, de 66 anos, chegou ao local por volta das 10h30 e não quis falar com a imprensa.

Ao ser questionada, a médica se limitou a dizer que já teria falado com a imprensa. Em matéria publicada no jornal Extra neste domingo, 11, ela se justificou dizendo que não era habilitada para atender crianças. Além disso, afirmou que estaria sem condições psicológicas para trabalhar.

Para o advogado da família do menino Breno Rodrigues Duarte da Silva, Gilson Moreira, que também está na delegacia, os argumentos de Haydée não justificam a omissão de socorro.

Leia mais:

Imagem de destaque
MONITORAMENTO

Mortalidade infantil por causas evitáveis tem menor taxa em 28 anos

Imagem de destaque
SEGUNDO PESQUISADOR

Transmissor da dengue não pode ser eliminado do Brasil

Imagem de destaque
POR UNANIMIDADE

STF mantém prisão de suspeitos por morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

"Ela tinha um alerta para a Penha, e a Unimed abortou este atendimento para que a equipe prestasse socorro imediato ao Breno, então sabia da gravidade", disse. "As razões que ela apresenta não têm fundamento. Ela deveria ter entrado no apartamento e encaminhado o menino para um hospital."

A acusação contra a médica pretende ainda agravar a tipificação do crime. "A tipificação inicial é de crime culposo, mas vislumbramos que possa mudar para homicídio qualificado", declarou Moreira.

De acordo com o advogado, a família deverá processar também a empresa Unimed e pedirá ao Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) o afastamento imediato da profissional.

Denúncias

Após o caso ter se tornado público, outras denúncias apareceram.

Vanessa Pinheiro Martins, de 33 anos, contou que o pai, Leonel Martins, de 62 anos, portador de esclerose amiotrófica, precisava apenas de uma lavagem estomacal. No entanto, o seu estado de saúde se agravou após ter ficado 10 minutos sem oxigênio a caminho da ambulância, por orientação de Haydée.

Segundo a delegada Isabelle Conti, em 2011, a médica se recusou a atender um paciente que requisitou tomografia. "A paciente se exaltou, e a médica, indignada, chegou a arranhar a vítima. Isso foi em uma unidade de saúde no bairro de Todos os Santos, na zona norte do Rio. O caso foi para o Ministério Público e foi oferecido a ela uma transação penal, ou seja, uma pena alternativa. No entanto, ela não cumpriu as medidas impostas pela transação penal. O processo prescreveu pelo tempo decorrido", contou.

Na semana passada, a polícia procurou a médica em três endereços. Os agentes estiveram em Botafogo, no Recreio dos Bandeirantes e em Benfica. Mas, em nenhum deles, a anestesista foi encontrada.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá