Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Meta fiscal demonstra seriedade com contas públicas, diz Haddad

21/09/23 às 22:14 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Perseguir a meta fiscal representa um compromisso do governo com as contas públicas, disse nesta quinta-feira (21), em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele não manifestou contrariedade com o comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) da quarta-feira (20), que apontou a necessidade de cumprimento das metas fiscais para que o Banco Central continue a reduzir os juros.


“Perseguir a meta fiscal, como diz o comunicado, é uma coisa importante porque demonstra a seriedade do país com as contas públicas. E a situação do Brasil é mais confortável que a de outros países que estão em situação muito mais dramática desse ponto de vista e não estão conseguindo acertar as contas”, declarou Haddad, ao deixar o ministério no fim da tarde de hoje.


No comunicado após a reunião que reduziu os juros básicos da economia para 12,75% ao ano, o Copom advertiu que uma eventual mudança da meta fiscal para o próximo ano teria impacto sobre a política de juros.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLÍTICA

Comissão do Senado aprova taxação de fundos de investimentos exclusivos

Imagem de destaque
A PARTIR DE MARÇO

Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

Imagem de destaque
EMERGÊNCIA

Chuvas no RS deixam 28 mil fora de suas casas e cinco mortos

Imagem de destaque
PIOR SECA EM 121 ANOS

Rio Negro sobe lentamente e pescadores esperam retomar rotina


“Tendo em conta a importância da execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem das expectativas de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária, o comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas”, destacou o comunicado.


O novo arcabouço fiscal estabelece uma meta de resultado primário zero para o próximo ano, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual, podendo chegar a um superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) ou déficit na mesma magnitude.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá