Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministério afirma que cervejaria de BH tinha água contaminada

16/01/20 às 07:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Agricultura confirmou nesta quarta-feira, 15, que a cervejaria Backer, de Belo Horizonte, usou água contaminada na produção. A análise detectou que a contaminação foi dentro do local, mas ainda não se sabe como. A pasta considera como hipóteses o uso indevido ou vazamento de substâncias de refrigeração, além da sabotagem. O governo mineiro confirmou, também na quarta, a segunda morte por suspeita de intoxicação de dietilenoglicol, achado na cervejaria. Um terceiro óbito está em análise.

O ministério anunciou ter achado seis lotes contaminados da cerveja Belorizontina e uma da Capixaba. Outros são avaliados. A investigação federal trata a contaminação como "sistêmica". "Os controles de produção demonstram que os lotes já detectados como contaminados passaram por distintos tanques, afastando a possibilidade de ser um evento relacionado a um lote ou tanque específico", aponta o ministério.

A investigação indica ainda que a Backer comprou 15 toneladas do monoetilenoglicol, usado na refrigeração da produção, quantidade acima do normal. Houve pico de consumo da substância no fim do ano. "Esse insumo não é consumido em ritmo elevado. Poderia ser pela ampliação do parque fabril, ou por falha no processo, quando está se gastando acima do esperado", disse Carlos Vitos Muller, coordenador de vinhos e bebidas da pasta. A substância circula por fora do tanque, em serpentinas de refrigeração, e não pode ter contato com a água.

Leia mais:

Imagem de destaque
RIO CAETÉ

Corpos encontrados dentro de barco passam por perícia no Pará

Imagem de destaque
EM SÃO PAULO

Operação mira contratos de prefeituras que seriam ligados ao PCC

Imagem para ilustrar o sorteio da mega-sena. Crédito para agência Brasil
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 66 milhões

Imagem de destaque
PLANO

FAB já possui plano para retirada de brasileiros em Israel

Foram achados rastros de monoetilenoglicol e dietilenoglicol nos corpos de vítimas e na água da produção. Para técnicos da pasta, a segunda substância pode ter sido formada em processo químico a partir do monoetilenoglicol. Os produtos não podem se misturar com a bebida nem serem ingeridos. O ministério já recolheu 139 mil litros de cerveja e 8,48 mil litros de chope da Backer.

A segunda morte confirmada pela polícia foi de um homem, que estava internado em hospital privado de BH.

Em nota, a Backer disse que "nunca comprou nem utilizou o dietilenoglicol". Segundo a empresa, a substância usada é o monoetilenoglicol, "cujas notas fiscais de aquisição já foram compartilhadas" com as autoridades. Nos últimos dois anos, a Backer disse que elevou a compra de monoetilenoglicol por causa do aumento de produção. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá