Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministro da Cultura diz que pasta vai analisar demanda de escolas de samba do RJ

26/07/17 às 14:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

No dia seguinte a sua posse, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse que será formado um grupo de trabalho para ajudar o Rio de Janeiro, reforçou que o presidente Michel Temer solicitou que a demanda das escolas de samba - que pedem R$ 13 milhões para o carnaval do ano que vem - seja atendida e avisou que fará um chamamento à iniciativa privada. "O valor (colocado pelas escolas) foi esse e agora vamos ver de que forma conseguiremos compor esses recursos", disse, após sair de reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco.

Sá Leitão confirmou que o presidente fez promessa aos representantes das escolas durante o encontro de ontem e disse que eles poderiam anunciar o carnaval de 2018. "O governo fará, sim, essa é a visão do presidente Temer. O presidente Michel Temer disse de fato isso a eles (os sambistas): que o governo federal fará todos os esforços para reunir os recursos necessários para que o carnaval do Rio aconteça em todo seu esplendor", afirmou Sá Leitão.

Segundo ele, a verba poderá ser composta por recursos incentivados do município e do Estado, da iniciativa privada, e eventualmente de recursos orçamentários que poderão vir de várias áreas. O ministro disse ainda que o governo vai tentar atrair empresas interessadas em investir no carnaval. "Isso vai ser absolutamente fundamental, quero aproveitar essa oportunidade para fazer esse apelo. A participação da iniciativa privada é importantíssima não só no carnaval, mas em todo o programa que estamos desenvolvendo. Precisaremos do apoio incondicional da iniciativa privada", afirmou, ressaltando que vai convocar as grandes empresas de tecnologia para investirem.

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA QUARTA-FEIRA

Câmara dos Deputados debate regulação dos motoristas de aplicativos

Imagem de destaque
EM ASPEN

Bactéria paralisa brasileira; família pede R$ 1 milhão para UTI

Imagem de destaque
INTERIOR DE SÃO PAULO

Noiva morre afogada em piscina durante comemoração

Imagem de destaque
EM INVESTIGAÇÃO

Corpos achados em embarcação são de africanos segundo Perícia

Mesmo com a situação de calamidade financeira do Estado, Sá Leitão disse ainda que é fundamental que haja integração entre poder municipal, estadual, federal para garantir as ações que serão propostas. "Não vai ser um esforço único do governo federal", enfatizou.

Grupo de trabalho

O ministro afirmou que na reunião com Moreira Franco nesta quarta-feira ficou agendado um próximo encontro para segunda-feira quando serão definidas ações para a retomada do desenvolvimento econômico do Rio, visando gerar emprego e renda das áreas de Cultura, Esportes, Turismo e também social. "São ações de curto prazo", disse. "Na visão estratégica do governo, o carnaval do Rio se inclui neste projeto", afirmou.

Questionado sobre outras iniciativas, Sá Leitão disse que o Conselho de Turismo do Rio montou um "calendário de eventos estratégicos" a ser analisado pelo grupo. O ministro afirmou que ainda não há estimativa do valor necessário para colocar em prática as ações.

Além de Sá Leitão e Moreira, estiveram no encontro o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani; do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; e representantes do ministério do Turismo, da Embratur e do ministério dos Transportes.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá