Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministro da Educação defende cobrança de mensalidade na pós-graduação

22/05/19 às 18:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendeu nesta quarta-feira, 22, a cobrança de mensalidades na pós-graduação, uma prática hoje que não é prevista em lei. Durante uma tumultuada sessão na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro reafirmou ser contrário à cobrança das mensalidades durante a graduação, mas disse ter avaliação diferente sobre os cursos de mestrado e doutorado. "Tá lá o bonitão com diploma de advogado, ele paga", afirmou, para mais tarde complementar: "E não é pra toda pós-graduação, mas para as que têm visão de mercado, a gente pode cobrar."

A sessão teve início às 9h30 e foi encerrada antes do previsto, em virtude da gritaria e tumulto provocado por parlamentares. A confusão começou quando a deputada que presidia a sessão, professora Marcivania (PCdo B-AP) questionou o ministro se ele estaria disposto a ouvir representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). O ministro negou. "Eu nunca fui filiado à UNE", respondeu.

Mesmo com a reação do ministro, a deputada afirmou que concederia dois minutos para que os representantes dos movimentos se manifestassem. Houve gritos e dedos em riste. Deputada Marcivania respondia "Não me mostre o dedo...". O deputado Éder Mauro (PSD-PA) dava tapas na mesa. Exaltados, ele, o deputado Waldir, líder do PSL na Câmara e a professora Dayane Pimentel levantaram-se e foram até a mesa protestar.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Brasileiro morre em confronto com a polícia paraguaia após matar policial

Imagem de destaque
LISTA COM 21 PAÍSES

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

Imagem de destaque
PAÍSES PEDEM CALMA

Após apelo de aliados, Israel deve atacar o Irã 'no momento certo'

A apresentação de Weintraub foi a mesma exposta durante audiência realizada no Senado e no plenário da Câmara, na semana passada. Repetindo os tópicos apresentados nas outras ocasiões, ele defendeu que universidades aumentem suas fontes de receita. Disse ainda concordar com a ampliação das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O aumento de recursos, contudo, estaria condicionado ao cumprimento de metas de Estados e municípios.

Antes da confusão, Weintraub foi chamado de imaturo pela deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP). Ela disse que irá processá-lo por danos morais, em virtude da distribuição de documentos com números telefônicos da deputada e da equipe. "Isso é um constrangimento", disse. As cópias mostravam um convite do MEC para a deputada, um documento que ela afirma não ter recebido.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá