Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP do Rio entra com ação contra a Prefeitura por plano de gestão de óbitos

29/05/20 às 12:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) entrou com uma ação contra o município do Rio para que seja criado um Plano de Gestão de Óbitos. O motivo é o aumento expressivo do número de mortes na capital fluminense desde o início da pandemia do novo coronavírus. Há o temor, inclusive, de a capital encarar uma "situação de calamidade sanitária" por problemas com sepultamentos.

Há duas semanas, o MP-RJ havia encaminhado recomendação à Prefeitura do Rio para que apresentasse o plano. No ofício, o órgão alertava que o município havia dobrado o número de sepultamentos em um único mês. A ação civil pública ajuizada agora aponta que a Prefeitura não respondeu à recomendação.

Na ação, o MP-RJ pede que o plano contemple uma série de medidas e informações técnicas, como a indicação do profissional responsável por atestar e emitir as declarações de óbitos, o órgão responsável por efetuar o transporte do corpo até o local de identificação ou acondicionamento, um detalhamento das medidas e benefícios assistenciais voltados às famílias e providências destinadas a viabilizar a futura identificação daqueles que vierem a falecer sem identificação, dentre outros.

Leia mais:

Imagem de destaque
PARCERIA

Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego

Imagem de destaque
PARCELA DE MARÇO

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Imagem de destaque
POLÍCIA BRASILEIRA

Brasil usará drones submarinos no combate ao tráfico em portos

Imagem de destaque
60 DIAS

PF analisa material de presos acusados de mandar matar Marielle

Na mesma ação, o Ministério Público alerta que a pandemia requer a conciliação entre proteção ambiental e celeridade. O órgão argumenta que é preciso evitar uma situação de calamidade sanitária por falta de planejamento, na qual "se venha a abdicar ou relativizar o controle ambiental em prol da urgência sanitária e humanitária, partindo para a indesejável utilização de covas rasas, ou até, em situação extremíssima, de covas coletivas, maculadoras do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana".

A reportagem pediu posicionamento à Prefeitura do Rio e aguarda retorno.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá