Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

ONG quer estabelecer cooperação no Mercosul para proteção da água

13/06/17 às 18:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) vai se reunir com outras organizações não-governamentais e instituições ligadas às áreas de Direito, nos próximos dias 15 e 16, quinta e sexta-feira, em Buenos Aires, para discutir a questão da água. O objetivo do Proam é estabelecer uma cooperação cultural com instituições de países do Mercosul, visando à proteção da água, com uma "visão ecossistêmica continental".

O Proam vai manter encontros com ONGs argentinas, com a diretoria da Universidade de Belgrano, com a Diretoria do Colégio de Abogados (OAB local) e com representantes das Defensoria Del Pueblo, setor com atuação próxima ao Ministério Público brasileiro.

"A aproximação com a área de direito da Argentina busca uma cooperação acadêmica para o estabelecimento de um termo de referência comum sobre a água como direito humano fundamental", afirma o ambientalista Carlos Bocuhy, presidente do Proam e conselheiro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A água conta com a proteção por resoluções das Nações Unidas e dispositivos constitucionais no Brasil e na Argentina, por se tratar de bem comum da população.

Leia mais:

Imagem de destaque
CASO SÉRGIO MORO

TRE retoma julgamento de ações que pedem cassação de senador

Praia do Capri, em São Francisco do Sul, é um dos locais que pode afundar até 2050
ELEVAÇÃO DO MAR

Levantamento aponta cinco cidades que podem "afundar" em SC até 2050

Imagem de destaque
SINTFUB

Professores da UnB aprovam greve a partir de 15 de abril

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio acumulado em R$ 43 milhões

O Proam é um dos organizadores do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que acontece em março de 2018 em Brasília. "Temos estimulado discussões sobre sustentabilidade ambiental hídrica do Cone Sul, já que existe uma grande interdependência entre Brasil, Argentina e Uruguai e Paraguai. O foco tem sido planejamento territorial e segurança hídrica para garantir água de qualidade para suprir as necessidades das populações atuais e futuras, visando conter processos de destruição dos ecossistemas de produção de água e o avanço da poluição", diz Bocuhy.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá