Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Padre preso em operação pediu excomunhão para religioso que defendeu gays

20/03/18 às 20:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O juiz eclesiástico Thiago Wenceslau, um dos religiosos presos na operação do Ministério Público que apurou desvio de dinheiro da Igreja Católica, em Formosa, em Goiás, foi o responsável pelo processo que resultou na excomunhão de Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, acusado de defender a relação entre gays, na Diocese de Bauru, no interior de São Paulo, em 2013. De acordo com o Ministério Público goiano, o padre Wenceslau foi convocado para apurar denúncias contra o clero de Formosa, mas agiu para encobrir os desvios.

Ele foi preso nesta segunda-feira, 19, na ação que prendeu também o bispo d. José Ronaldo Ribeiro e outros cinco sacerdotes, além de leigos, acusados de comprar bens materiais, carros e fazenda de gado com o dinheiro dos fiéis. Todos tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça e continuavam presos nesta terça.

Segundo o MP, Wenceslau chegou a ameaçar os padres que deixassem de defender o bispo das acusações de desvios.

Leia mais:

Imagem de destaque
ALTA DE 0,26%

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro superando projeção

Imagem de destaque
ONDA DE CALOR

ONS registra recorde na demanda máxima de carga de energia

Imagem de destaque
ENTENDA

Pesquisadores testam IA para evitar mortes de animais em rodovias

Imagem de destaque
ENTENDA

Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovens

O juiz eclesiástico exerce a função de julgador de questões reservadas envolvendo os dogmas da igreja. No processo realizado pela Diocese de Bauru, o padre Beto foi acusado de defender temas polêmicos, como a união entre homossexuais, a falta de fidelidade entre cônjuges e a necessidade de mudanças na estrutura da Igreja.

Wenceslau assinou a peça enviada ao Vaticano, considerando que "o padre feriu a Igreja com suas declarações consideradas graves contra os dogmas da Fé Católica" e defendeu sua excomunhão, deferida pelo papa. Beto recorreu à Justiça, e o caso será examinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

CNBB

Nesta terça-feira, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota defendendo a apuração dos fatos com justiça e transparência.

"Diante da prisão do bispo da Diocese de Formosa, no Estado de Goiás, a CNBB manifesta a solidariedade com o presbitério e os fiéis da Diocese, recordando ao irmão bispo que a justiça é um abandonar-se confiante à vontade misericordiosa de Deus. A verdade dos fatos deve ser apurada com justiça e transparência, visando o bem da igreja particular e do bispo. Convido a todos os fiéis da Igreja a permanecermos unidos em oração para sermos verdadeiras testemunhas do Evangelho", diz a íntegra da nota, assinada pelo bispo auxiliar de Brasília, d. Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá