Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa mostra 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos sem emprego

28/05/23 às 16:05 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Um diagnóstico inédito sobre dados específicos da empregabilidade de jovens no Brasil - feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego - revela que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.


Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam - os chamados nem-nem - somam 7,1 milhões, sendo que 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos e pardos.


Segundo a pesquisa Empregabilidade Jovem Brasil, apresentada nesta sexta-feira (26), em um encontro no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, no primeiro trimestre de 2023, 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos jovens homens ocupados não tinham concluído o ensino médio e 38% das desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram o ensino médio. Apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior.

Leia mais:

Imagem de destaque
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Justiça concede medida protetiva para ex-esposa de filho de Lula

Imagem de destaque
NESTA QUARTA

Desembargador do TRE vota pela cassação de Moro e empata julgamento

Imagem de destaque
CONFIRA!

Eclipse solar de 8 de abril: veja horário e como assistir ao vivo

Imagem de destaque
NESTA QUARTA

TRE do Paraná retoma julgamento que pode cassar Sergio Moro


Quando consideradas as ocupações, a pesquisa revela que 86% tinham ocupações pouco desafiadoras e 14% dos jovens ocupados (2,2 milhões) tinham ocupações que envolviam atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações. O ponto em comum foi a informalidade, com 51% das mulheres e 56% dos pretos e pardos na informalidade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá