Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF caça 6 por garimpo e desmatamento 'intenso' em terra indígena durante pandemia

28/05/20 às 16:02 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta, 28, a operação Alfeu em Pontes e Lacerda (MT) para investigar uma associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé. A área está localizada em uma terra indígena, onde as investigações apontam a ocorrência de graves danos ambientais ao rio e à vegetação ciliar. Segundo a PF, levantamentos indicam que as degradações aumentaram intensamente durante a pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 200 agentes cumprem seis mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão. As ordens foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres.

Concomitante, a PF realiza a desocupação do garimpo ilegal, em ação integrada com o Exército Brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
DEFESA CIVIL

Chuvas deixam 1,2 mil pessoas desalojadas no Espírito Santo

Imagem de destaque
PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Presídio de Mossoró ficou mais de dois anos sem manutenção

Imagem de destaque
PALÁCIO DO ALVORADA

Bolsonaro processa Lula após ser acusado de 'sumiço' de móveis

Imagem de destaque
SÉTIMA VEZ

BC comunica vazamento de dados de 87 mil chaves Pix

A corporação informou que os instrumentos utilizados pela associação criminosa serão apreendidos e inutilizados, conforme determinação pela Justiça.

Participam da ação policiais federais, militares, agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a PF, precauções estão sendo adotadas para que os integrantes da associação criminosa não entrem nas aldeias indígenas localizadas próximas à área de extração. O Exército realiza um bloqueio no local, com dezenas de militares impedindo a chegada dos garimpeiros.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá