Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF deflagra a Operação La Famiglia para desarticular estrutura de lavagem de dinheiro

06/09/22 às 08:51 - Escrito por

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (6/9) a Operação La Famiglia, que tem como objetivo reprimir e desarticular uma estrutura de lavagem de dinheiro constituída por indivíduos ligados ao núcleo familiar de um narcotraficante internacional, preso recentemente na Hungria, responsáveis por parte da movimentação financeira, aquisição, administração e alienação de bens oriundos de suas práticas criminosas.


Foram expedidos nove mandados de busca e apreensão, para cumprimento nas cidades de Campo Grande/MS, Jaraguari/MS, São Paulo/SP e São José do Rio Preto/SP. Também foi decretado o sequestro de imóveis dos investigados avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões.


A investigação evidenciou a prática de atos de lavagem de dinheiro consubstanciados em negócios jurídicos fraudulentos e compra de bens imóveis e móveis, em especial fazendas, subsidiados com recursos provenientes do tráfico internacional de drogas, bem como investimentos com a finalidade de desempenhar atividade rural pecuária, visando, assim, converter os ativos ilícitos em lícitos.


O trabalho é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal no dia 23/11/2020 em diversos Estados da Federação e no exterior para combater um conglomerado de organizações criminosas vocacionadas ao crime de tráfico internacional de drogas.


A investigação deflagrada hoje recai sobre a lavagem de dinheiro perpetrada pelo núcleo familiar do chefe do esquema delituoso desmantelado na sobredita operação, responsável pelo envio de toneladas de cocaína para a Europa.


Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 3 a 10 anos para cada ação perpetrada.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá