Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

PF põe Bandeirantes contra esquema que pegou R$ 30 milhões de correntistas

07/12/18 às 09:45 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 7, a Operação Bandeirantes contra um esquema que fraudava os sistemas informatizados de instituições financeiras para desviar recursos. Participam da ação 40 policiais federais.

Em nota, a PF informou que está cumprindo quatro mandados de prisão preventiva e três de prisão temporária, além de oito buscas e apreensões (todos expedidos pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF) em endereços ligados aos alvos em Brasília, Goiânia (GO) e São Paulo (SP).

De acordo com a Federal, o esquema "recrutava estagiários e empregados terceirizados de bancos para que realizassem a instalação de equipamentos que permitiam a invasão dos sistemas por parte de integrantes da quadrilha".

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

Brasileiro morre em confronto com a polícia paraguaia após matar policial

Imagem de destaque
LISTA COM 21 PAÍSES

Brasil integra rede da OMS para monitoramento de coronavírus

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

Imagem de destaque
PAÍSES PEDEM CALMA

Após apelo de aliados, Israel deve atacar o Irã 'no momento certo'

"Com acesso aos dados dos clientes, através de senhas de servidores das instituições financeiras, os criminosos transferiram valores de correntistas para contas de integrantes do grupo. As instituições bancárias estimam que, no último ano, R$ 30 milhões teriam sido desviados por esse esquema", informa a PF.

As investigações começaram em 2016 e identificaram casos de fraude em Alagoas, Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A PF apurou ainda que o líder do esquema, que já havia sido preso pela prática de crimes semelhantes, aproximava-se de pessoas ligadas a delitos cibernéticos em cada um desses Estados.

As instituições bancárias, vítimas da atuação do grupo, detectaram as fraudes por meio da ação dos seus setores de segurança e forneceram dados para as investigações. Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de furto mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A PF informou que Bandeirantes é o nome por causa da denominação dada aos sertanistas do período colonial que, a partir do início do século XVI, penetraram no interior do Brasil em busca de riquezas minerais, sobretudo ouro e prata. Faz-se uma alusão à atuação do grupo investigado, que praticou fraude em diversos Estados da Federação, de norte a sul do País.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá