Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

24 atividades: preços da indústria recuam 0,85% em outubro, diz IBGE

29/11/22 às 11:08 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Os preços dos produtos industrializados, na saída das fábricas, caíram 0,85% em outubro deste ano. A taxa é medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), que calcula a inflação dos produtos na saída das fábricas e que foi divulgado hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Em setembro deste ano, deflação havia sido ainda mais intensa, de -1,89%. Com o resultado, o IPP acumula taxas de inflação de 5,04% no ano e de 6,50% em 12 meses.


Das 24 atividades industriais pesquisadas, metade apresentou deflação e a outra metade inflação, no mês de outubro deste ano. Entre os ramos da indústria com taxas de deflação mais significativas estão outros produtos químicos (-4,58%), indústrias extrativas (-3,44%), refino de petróleo e biocombustíveis (-1,40%) e alimentos (-0,41%).

Leia mais:

Imagem de destaque
RIO GRANDE DO NORTE

Fugitivos de presídio fazem família refém e roubam celulares

Imagem de destaque
CARTA ABERTA

Federação Nacional dos Policiais Penais ressalta segurança das penitenciárias no Brasil

Imagem de destaque
INICIATIVAS

Lula quer parceria com África para combate ao desmatamento

Imagem de destaque
DO STF

Senado recorre de decisão sobre transporte gratuito em eleições


Entre as 12 atividades industriais com inflação, a principal influência veio dos veículos, com alta de preços de 0,38%.


Analisando-se as quatro grandes categorias econômicas da indústria, a deflação foi puxada apenas pelos bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo, cujos preços recuaram 1,66% no mês.


As outras três grandes categorias econômicas tiveram inflação: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (0,78%), bens de consumo duráveis (0,39%) e bens de consumo semi e não duráveis (0,15%).

© Copyright 2023 Grupo Tarobá