Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura assina hoje protocolo para abrir restaurantes

04/07/20 às 07:49 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de São Paulo assina neste sábado, 4, os protocolos para o funcionamento de bares, restaurantes e salões de beleza, fechados há mais de cem dias na cidade por causa da pandemia do coronavírus. A reabertura parcial desses setores poderá ocorrer a partir de segunda-feira.

Para os bares e restaurantes, a fase amarela do Plano São Paulo de reabertura econômica, em que está enquadrada a capital paulista, prevê funcionamento dos estabelecimentos por seis horas diárias, até as 17 horas, com ocupação máxima de 40%. Também há uma limitação das operações a ambientes ao ar livre ou arejados, de acordo com o programa estadual.

Além disso, é obrigatório o uso de máscaras, tanto por clientes quanto pelos funcionários, e a adoção de protocolos de higiene.

Leia mais:

Imagem de destaque
LUTO E COMOÇÃO

Corpo de Ziraldo é velado no Museu de Arte Moderna, no Rio

Imagem de destaque
JEITO CERTO

Campanha quer aumentar descarte correto de remédios no Brasil

Imagem de destaque
DIA DO JORNALISTA

Máquinas ao chão: a silenciosa resistência dos jornalistas à ditadura

Taxis de Cascavel passarão por vistoria
E ESTELIONATO

Polícia prende falso taxista por receptação em São Paulo

Já para os salões de beleza, essa fase do plano prevê atendimento com apenas 40% da capacidade, funcionamento por seis horas, uso obrigatório de máscaras e também a adoção de protocolos específicos de higiene e distanciamento.

Em 26 de junho, o governo do Estado de São Paulo autorizou a capital paulista a liberar o funcionamento desses estabelecimentos. No entanto, o Comitê de Contingência do Coronavírus recomendou que a Prefeitura aguardasse uma semana para confirmar os indicadores de saúde e a permanência da capital na fase amarela de reabertura. "A capital permanece agora já por sete dias consecutivos na fase amarela", disse ontem o prefeito Bruno Covas (PSDB).

A cidade de São Paulo retrocedeu em número de mortes pelo coronavírus aos níveis mais baixos observados desde meados de maio, segundo dados divulgados pelo governo do Estado.

Donos de bares e restaurantes na capital se dividem entre o otimismo da reabertura e a desconfiança. Parte dos chefs e proprietários dos estabelecimentos afirma que ainda não se sente segura para reabrir as portas, tanto por questões de saúde como pelo risco de que os clientes não apareçam. A chance de recuo para a fase laranja, caso o número de contaminações e mortes por coronavírus aumente, também é levada em consideração.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá