Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Presidentes criam grupo para definir integração na América do Sul

30/05/23 às 21:18 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

Os 11 presidentes sul-americanos reunidos em Brasília nesta terça-feira (30) divulgaram, ao final do encontro, carta em que reafirmam valores comuns e concordam em aprofundar discussões sobre a criação ou restabelecimento de algum mecanismo de cooperação que envolva todos os países da região. O compromisso consta na publicação chamada de Consenso de Brasília, divulgado pelas chancelarias.  


Dividida em nove pontos, a carta diz que os presidentes "reconheceram a importância de manter um diálogo regular, com o propósito de impulsionar o processo de integração da América do Sul e projetar a voz da região no mundo". Os signatários propõem uma discussão mais ampla sobre formas concretas de cooperação em torno de um grupo permanente, ainda não definido. "Decidiram estabelecer um grupo de contato, liderado pelos chanceleres, para avaliação das experiências dos mecanismos sul-americanos de integração e elaborar um mapa do caminho para a integração da América do Sul, a ser submetido à consideração dos Chefes de Estado."

Leia mais:

Imagem de destaque
TRAGÉDIA

Sobe para nove total de mortos em acidente com ônibus na Bahia

Imagem de destaque
DEFESA CONTESTA

Empresário é preso preventivamente suspeito de estupro

Imagem de destaque
CONFIRA!

Salários de até R$ 13,9 mil: edital de concurso do TRF-2 é publicado

Imagem de destaque
COMEMORATIVA

BC lança moeda de R$ 5 pelos 200 anos da 1ª Constituição do Brasil


Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após o encontro, esse grupo de ministros de Relações Exteriores devem apresentar uma proposta em cerca de quatro meses. "Esse grupo que foi criado, de chanceleres, tem 120 dias para apresentar, numa próxima reunião [de presidentes], as propostas que eles pretendem concluir", afirmou em declaração a jornalistas. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá