Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto autoriza empresas a deduzirem do IR doações feitas durante a pandemia de Covid-19

02/03/21 às 10:19 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Projeto de Lei 533/21 permite que empresas tributadas pelo lucro real deduzam do imposto de renda (IR) o valor total de doações destinadas exclusivamente a ações de combate à pandemia de Covid-19. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, será possível deduzir doações feitas durante o período de emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.        

Poderão ser deduzidos gastos com material de consumo, hospitalar ou clínico, medicamentos ou produtos de alimentação; transferências de quantias em dinheiro ou de bens móveis ou imóveis; aluguel ou cessão de uso de bens imóveis ou equipamentos; além de despesas com conservação, manutenção ou reparos em bens móveis, imóveis e equipamentos.        

O valor global máximo das deduções será fixado pelo Poder Executivo, sendo limitado a 1% do imposto sobre a renda devido em cada período de apuração trimestral ou anual.        

Leia mais:

Imagem de destaque
SEM IDENTIFICAÇÃO

Corpos encontrados em barco no Pará serão sepultados amanhã

Imagem de destaque
DIREITOS HUMANOS

Posição de Portugal sobre escravidão é fruto de cobranças, diz Anielle

Imagem de destaque
DADOS DA SBP

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Imagem de destaque
POLÍTICA

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

Autor, o deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) ressalta que a Covid-19 despertou o brasileiro para uma corrente de solidariedade que também nunca se tinha visto. Dados da do Monitor das Doações Covid-19, criado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, indica um total de R$ 6,5 bilhões em doações para ações durante a pandemia, dos quais 85% vieram de empresas.      

"A doação de bens e serviços é a forma mais rápida e efetiva pela qual o setor privado, também severamente castigado pela crise econômica, pode contribuir para o socorro a pessoas e setores afetados”, pontua o autor.        

Fraude fiscal

Em caso de fraude fiscal verificada nas declarações de IR, o doador fica obrigado ao pagamento do valor atualizado do IR em relação a cada exercício financeiro, além de outras penalidades e acréscimos, como multa correspondente a duas vezes o valor da vantagem auferida indevidamente em caso de conduta intencional (dolo).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá