Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Receita atualiza regras de controle de entrada e saída de dinheiro

01/12/22 às 10:55 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A Receita Federal atualizou as regras de controle na entrada e saída de moeda em espécie do país. A medida visa alinhar o controle aduaneiro com as alterações promovidas pela nova Lei de Câmbio e Capitais Internacionais (Lei nº 14.286/2021), que passa a valer a partir de 30 de dezembro de 2022.


A nova legislação foi publicada em 30 de dezembro de 2021 para entrar em vigor um ano após a sua publicação. Ela trata do mercado de câmbio brasileiro, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no Brasil e a obtenção de informações pelo Banco Central (BC), para a elaboração das estatísticas macroeconômicas oficiais. Da mesma forma que a Receita Federal, o BC também está atualizando os seus normativos para se adequar à lei.


Entre as principais mudanças está o novo limite de entrada e saída de dinheiro em espécie, sem declaração, que passa de R$ 10 mil para US$ 10 mil ou o equivalente em outra moeda. Caso o viajante esteja com valor acima desse teto, deve fazer a Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DVB). Houve também a exclusão de controle para o porte de cheques e cheques de viagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
'NÃO SE LEMBRA'

Cid não revela ao STF com quem conversou sobre PF e Moraes

Imagem de destaque
DEFESA CIVIL

Chuvas deixam 1,2 mil pessoas desalojadas no Espírito Santo

Imagem de destaque
PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Presídio de Mossoró ficou mais de dois anos sem manutenção

Imagem de destaque
PALÁCIO DO ALVORADA

Bolsonaro processa Lula após ser acusado de 'sumiço' de móveis


A Instrução Normativa nº 2.117/2022, da Receita Federal, foi publicada no último dia 28 no Diário Oficial da União. Com ela foram alterados pontos específicos dos seguintes atos: Instrução Normativa nº 1.059/2010, que dispõe sobre os procedimentos de controle aduaneiro e o tratamento tributário aplicáveis aos bens de viajante; Instrução Normativa nº 1.082/2010, que institui a Declaração Eletrônica de Movimentação Física Internacional de Valores (e-DMOV); e Instrução Normativa nº 1.385/2013, que dispõe sobre a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV), sobre o despacho aduaneiro de bagagem acompanhada e sobre o porte de valores.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá