Todos os locais
Todos os locais
Brasil

Reforma tributária e indicação de Zanin movimentam semana

05 jun 2023 às 09:21
Por: Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

Numa semana mais curta por causa do feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (8), dois assuntos dominarão o Congresso. Na Câmara dos Deputados, o grupo de trabalho que discutiu a reforma tributária apresentará o relatório das atividades. No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) começará a discutir a indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


Outros temas, como o projeto de lei complementar que institui o novo arcabouço fiscal, ficarão para a semana depois do feriado. Aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 24, a proposta tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sob a relatoria do senador Omar Aziz (PSD-AM).


Na terça-feira (6), o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), divulgará o relatório do grupo de trabalho que discutiu o tema. Nos últimos três meses, foram ouvidos ministros, especialistas e o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy.


O relatório, esclareceu Ribeiro na última semana, ainda não será o substitutivo das duas propostas de emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma tributária paradas no Congresso. Apenas conterá um resumo do que foi discutido no grupo de trabalho, os pontos consensuais e uma história de 40 anos de discussão de reforma tributária.


Segundo a assessoria do parlamentar, o substitutivo só será apresentado quando for definida uma data para a discussão no plenário da Câmara. O principal ponto de consenso consiste na criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). De acordo com Ribeiro, o IBS deverá ter duas alíquotas, uma para a União e outra para os estados e municípios.

Outras notícias

Anvisa aprova uso de famoso medicamento para perda de peso

Enem 2025: prazo para pagar taxa de inscrição termina em 18 de junho

Criança bate carro elétrico de R$ 180 mil exposto em shopping; veja o vídeo


Esse imposto unificará três tributos federais (Imposto sobre Produtos Industrializados, Programa de Integração Social e Contribuição Social sobre o Financiamento da Seguridade Social), além do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado pelos estados, e do Imposto sobre Serviços (ISS), de responsabilidade dos municípios. De acordo com o coordenador do grupo de trabalho, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a ideia é votar a reforma tributária na Câmara ainda este mês.


Vaga para o STF


No Senado, o principal destaque será o início da tramitação da indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado na última quinta-feira (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Zanin ocupará a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, caso tenha o nome aprovado.


Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco  (PSD-MG), disse que existe a possibilidade de a CCJ sabatinar Zanin ainda esta semana. A indicação precisa ser aprovada pela comissão para ir ao plenário do Senado, mas Pacheco disse que a tramitação só deve prosseguir depois do feriado de Corpus Christi.


Em relação ao novo arcabouço fiscal, Pacheco informou que o início dos trabalhos na CAE deverá ficar para depois do feriado. No entanto, comprometeu-se a concluir a votação da proposta ainda este mês.


“É muito importante entregar [o projeto] no decorrer de junho. Semana que vem tem feriado, é difícil ter a apreciação do arcabouço. Mas já na semana do dia 12 é muito importante que se iniciem os trabalhos na CAE. Votando na CAE, a gente leva imediatamente ao plenário”, declarou Pacheco na última quinta-feira.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Enem 2025: prazo para inscrições termina nesta sexta

Brasil
Imagem de destaque

Combate à gripe aviária mostra eficiência do Brasil, diz ministro

Brasil

Anvisa determina apreensão de lotes de medicamentos falsificados

Brasil

Adolescente é apreendida e diz que envenenou bolo de pote que matou menina na Grande SP

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após colisão com caminhão betoneira na PR-445, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher suspeita de sequestro de duas crianças é agredida no residencial Flores do Campo

Cidade
Londrina e região

Visita de princesa do Japão deve alterar trânsito em diversas ruas de Londrina

Cidade
Londrina e região

Prefeita de Tamarana é multada por distribuir uniformes e materiais em ano de eleição

Cidade
Londrina e região

Veja o reencontro da mãe com meninas de 11 e 5 anos sequestradas em Londrina

Podcasts

Podcast Negócios à Parte | EP 9 | Tecnologia e empreendedorismo | Thiago Zampieri

Podcast Eleva+ Cast | EP 6 | Materiais Elétricos e o Universo Condominial | Eletrolondon

Podcast PodGuest - EP 12 - Kelvin Anesi e Daniel Cardoso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.