Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Reforma tributária pode ser votada até final do ano, diz Guimarães

02/02/23 às 17:08 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

A reforma tributária é um dos projetos prioritários do governo no Congresso este ano. Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje (2), no Palácio do Planalto, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que, “entre tantos assuntos importantes”, este foi um dos citados por Lula.


Para o deputado, é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. “[A negociação] está sob comando do ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad, os vice-líderes vão ajudar, temos aqui especialistas na área. Vamos começar a dialogar a partir de segunda-feira [6] sobre o conteúdo dela e o que podemos fazer antecipadamente para termos uma reforma tributária robusta que dê conta dos problemas”, disse.


Em declaração recente, Haddad disse que o governo pretende votar a reforma tributária sobre o consumo no primeiro semestre deste ano e a reforma sobre a renda no segundo semestre.

Leia mais:

Imagem de destaque
DE 10 A 14 ANOS

São Paulo vai iniciar a vacinação contra a dengue em escolas

Imagem de destaque
DECISÃO

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

Imagem de destaque
EM SÃO PAULO

Localizados destroços de avião que caiu na Serra do Japi

Imagem de destaque
PRÓXIMA SEMANA

Robinho passa a Páscoa na cadeia e espera visitas em breve


A simplificação da tributação sobre o consumo está no centro da primeira fase e o texto pretende se basear em duas propostas de emenda à Constituição (PEC) em tramitação no Congresso (PEC 45/2019 e PEC 110/2019). Elas reúnem diversos tributos que hoje incidem sobre o consumo em menos tributos. A divergência está no número de tributos unificados e na forma como ocorrerá a fusão. Há propostas de reforma tributária paradas no Congresso de reforma tributária paradas no Congresso.  


Nesta quinta-feira, Lula recebeu Guimarães e mais 13 dos 15 vice-líderes do governo na Câmara, escolhidos entre os partidos da base aliada. De acordo com o deputado, o encontro foi de aproximação e diálogo com o presidente, “que será permanente”. “É isso que faz fluir e os vice-líderes exercerem protagonismo nas matérias importantes para o governo e o país”, disse Guimarães.  

© Copyright 2023 Grupo Tarobá