Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Retomada das atividades no Pará registra aglomeração e não segue regras

02/06/20 às 11:30 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O retorno das atividades econômicas em 47 municípios da região metropolitana de Belém, de Marajó Oriental, Baixo Tocantins e do Araguaia foi intenso. A movimentação desta segunda-feira, dia 1º, principalmente na capital paraense, chegou próximo à normalidade, quando a cidade não estava ameaçada com a pandemia do novo coronavírus.

Nos pontos de ônibus e no centro comercial, muita aglomeração e desrespeito aos protocolos de distanciamento social e sanitários, estabelecidos em decreto estadual e municipal, que preveem a retomada gradual da economia e da prestação de serviços.

A volta ao trabalho levou muitos paraenses às ruas e a movimentação foi alta tanto nos bairros nobres quanto na periferia, com a reabertura de 2.500 estabelecimentos comerciais que estavam fechados desde o dia 7 de maio. As ruas do centro ficaram lotadas de famílias que foram às compras, de pessoas que procuravam bancos, de comerciantes e lojistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
FALHAS PONTUAIS

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Imagem de destaque
TRANSFORMAÇÃO

Ministério da Saúde exonera diretor de Gestão Hospitalar

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Imagem de destaque
ACUMULADO

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 67 milhões

Por volta das 9h30 desta segunda, uma fila se formou em frente à uma loja de decoração e de utilidades para o lar, próxima à prefeitura de Belém. Funcionários do estabelecimento tentavam manter a regra de 50% de ocupação do espaço, restringindo a entrada de clientes. Com chuva que caiu a tarde, porém, os consumidores entraram no local e ficaram todos aglomerados.

Ainda no centro comercial, houve disputa por uma vaga de estacionamento. Na Praça Felipe Patroni, que normalmente é bastante movimentada por estar cercada de órgãos públicos - atividade suspensa até o momento -, houve grande fluxo de consumidores indo ao comércio. Às 10h, filas de carros estavam à espera de vagas na Rua João Diogo.

Na Avenida 16 de novembro, os pontos de táxi e de ônibus estavam cheios. Os coletivos também passavam lotados, quando deveriam circular com menos da capacidade máxima de pessoas sentadas. No complexo do Ver-o-Peso, uma grande quantidade de ambulantes e consumidores tomava conta do espaço.

Desrespeito

Pelas ruas estreitas do centro comercial, a maior parte das pessoas que circulavam fazia o uso de máscaras de proteção, mas se mantinha aglomerada, sem respeitar o distanciamento social de 1,5 metro.

Grande parte dos lojistas não oferecia álcool em gel aos clientes, tampouco limitava o acesso à parte interna de uma pessoa por família, como rege o decreto municipal. A ocupação de maneira intercalada dos caixas de pagamento das lojas, para respeitar a distância mínima, pouco foi vista pela reportagem.

Um estabelecimento de produtos eletrônicos localizado Rua 13 de Maio tentou seguir as normas, com o controle da entrada de clientes. Porém, devido à calçada estreita, as pessoas na fila que aguardavam ao lado fora se esbarravam umas nas outras, disputando o curto espaço com carros e ambulantes.

Comerciantes denunciam falta de informação

Thelma Trindade, de 55 anos, foi às compras e disse que não imaginou encontrar tantas pessoas nas ruas. "Faço máscaras e roupas para vender, e resolvi comprar tecidos hoje. Mas já vou voltar pra casa, pois nunca imaginei ver tanta gente circulando no meio de uma pandemia", espantou-se.

Ao tentar justificar o não cumprimento dos protocolos de higiene e de distanciamento, os lojistas culpam os governantes pela falta de informações concretas para o primeiro dia de retorno às atividades, depois do "lockdown" de três semanas e de mais uma semana com medidas de circulação mais rígidas. "Uma hora o governador diz que vai abrir tudo, depois, o prefeito diz que não vai. Não sabemos nem como nos preparar, nem a quem ouvir", disse o vendedor José Carlos Mota.

Na última sexta-feira, em coletiva à imprensa, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou o programa Retoma Pará, com a liberação de 36 atividades econômicas, entre elas o comércio de rua, salões de beleza, barbearias e shoppings centers. Na oportunidade, os protocolos a serem adotados na retomada e os meios de fiscalizações não foram anunciados. Segundo Barbalho, as informações sairiam em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) no mesmo dia - o que não ocorreu.

O documento foi publicado apenas na manhã de domingo, 31, tendo o texto sido reeditado à tarde. O decreto prevê as medidas do programa Retoma Pará com o retorno dos segmentos econômicos de forma gradativa, mantendo o distanciamento e protocolos específicos, dada à classificação por nível de risco de cada região de saúde estabelecida pela gestão estadual.

A jurisdição das medidas, no entanto, é de competência da prefeitura municipal, que, por sua vez, publicou o Decreto n.º 96.378/2020 apenas na manhã desta segunda-feira, 1.º, quando os comerciantes já estavam na ativa.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá