O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou que os desfiles do 7 de Setembro, alusivos ao Dia da Independência do Brasil, foram cancelados em decorrência da tragédia causada por um ciclone extratropical no estado. Em todo o estado, morreram 39 pessoas.
Em toda a região Sul, há o registro de pelo menos 32 mortes. Em entrevista ao Brasil Urgente, Leite também informou que decretou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
“Decretei, Datena, o estado de calamidade pública. Cancelamos os desfiles do 7 de Setembro, amanhã. A melhor forma de demonstrar amor à pátria é servindo aos brasileiros que precisam neste momento”, disse Leite ao Datena.
Leia mais:
O governador também destacou o empenho dos gaúchos na redução dos danos, além da atuação do governo para reerguer as comunidades mais atingidas.
“Não vai faltar esforço, não vai faltar trabalho, não vai faltar recurso para que a gente possa reerguer as comunidades que foram mais atingidas”, pontuou o governador gaúcho.
No anúncio do cancelamento dos desfiles da Indecência, leite afirmou que 180 militares do Exército atuarão no atendimento às localidades atingidas. A corporação também disponibilizará maquinário para ajudar na organização das 12 cidades mais afetadas.