Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saiba quais são os benefícios da acupuntura para a saúde

13/09/19 às 13:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A acupuntura é uma antiga técnica de cura desenvolvida há milhares de anos dentro da medicina tradicional chinesa. Nessa concepção, uma doença é uma manifestação de desequilíbrio e as finas agulhas agiriam para readquirir a harmonia perdida. A terapia é um dos 29 procedimentos disponíveis à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Muitos estudos discorrem sobre os efeitos da acupuntura, desde a aplicação para recuperação motora, passando por dor crônica, dermatite atópica até intervenção após um acidente vascular cerebral.

A técnica chinesa se mostra eficaz para amenizar todos os tipos de estresse, enxaqueca, reduzir cólica e equilibrar o sono de crianças e é uma boa alternativa também como terapia complementar a fim de reduzir o consumo de medicamentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
APOSTAS ABERTAS

Mega-sena não tem ganhador e prêmio acumula em R$ 50 milhões

Imagem de destaque
CHUVAS DE MARÇO

Famílias atingidas por temporal em Petrópolis terão aluguel social

Imagem de destaque
BACIA POTIGUAR

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo na Margem Equatorial

Imagem de destaque
ATENÇÃO HUMANIZADA

Senado aprova plano para combate integrado à violência contra a mulher

Para as mulheres, as sessões podem ser benéficas em diferentes momentos da vida. "Durante a adolescência, quando elas se encontram em plena transformação do organismo pelo amadurecimento e desenvolvimento hormonal, a acupuntura pode auxiliar nos fluxos menstruais irregulares", diz o ginecologista e obstetra Luciano Curuci, especialista em acupuntura e membro do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP).

Durante a gestação, o médico afirma que a técnica melhora as náuseas e vômitos característicos em algumas mulheres no primeiro trimestre. "A dor lombar, que acompanha muitas gestantes durante todo o pré-natal e que se intensifica no terceiro trimestre, também tem um alívio muito grande com a aplicação de técnicas de acupuntura", diz.

O mecanismo de ação da acupuntura, porém, ainda não foi completamente elucidado, segundo Marcus Vinícius Ferreira, médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em acupuntura e medicina oriental. "Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas", explica. Além de promover relaxamento muscular, a técnica tem ação anti-inflamatória.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá