Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde inclui nova apresentação de remédio para tratamento de asma

12/11/22 às 10:59 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Saúde informou que incluiu no Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova apresentação de medicamento injetável para tratamento de asma alérgica grave não controlada. Trata-se do omalizumabe em solução injetável em seringa preenchida.


A inclusão da nova apresentação foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que viu a necessidade de atualizar os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença.


Segundo relatório, a decisão foi tomada após previsão de que o omalizumabe em pó para solução injetável usado atualmente não estará mais disponível a partir de dezembro. Dessa forma, foi necessária a inclusão da apresentação injetável em seringa preenchida.

Leia mais:

Imagem de destaque
MONITORAMENTO

Mortalidade infantil por causas evitáveis tem menor taxa em 28 anos

Imagem de destaque
SEGUNDO PESQUISADOR

Transmissor da dengue não pode ser eliminado do Brasil

Imagem de destaque
POR UNANIMIDADE

STF mantém prisão de suspeitos por morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
VEJA OS DADOS

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE


"Em geral, a formulação injetável em seringa preenchida mostra-se equivalente à apresentação em pó em termos de benefícios e riscos, podendo ainda se mostrar de uso mais fácil e com maior tolerabilidade aos possíveis efeitos adversos. Vale lembrar que as duas formulações têm o mesmo preço, de acordo com a Lista de Preços de Medicamentos da Câmara de Regulação de Preços de Medicamentos (CMED) da Anvisa, atualizada em julho de 2022. Logo, não há expectativa de mudança nos aspectos econômicos e nos gastos para o SUS", afirma o documento.


Asma


A asma é uma doença inflamatória crônica que atinge as vias aéreas inferiores, como traqueia e brônquios. Essas regiões ficam mais sensíveis a diferentes estímulos, levando ao bloqueio do fluxo de ar de forma recorrente e, em geral, reversível.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 235 milhões de pessoas sofrem com a doença no mundo. São cinco as formas mais comuns da doença: alérgica, não alérgica, de início tardio, com limitação do fluxo de ar e com obesidade.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá