Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

'Se é para ouvir a ciência, não libera ninguém', diz prefeito de São Bernardo

28/05/20 às 07:56 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A decisão por uma reabertura na cidade de São Paulo desagradou aliados da Região Metropolitana. Também tucano, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, um dos principais aliados do governo estadual, criticou o governador João Doria e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).

"A Região Metropolitana têm 39 cidades incluindo a capital, administrada por uma diretoria regional de saúde. Se você pegar o número de leitos para covid-19 das 39 cidades e dividir pelo número de habitantes, todos ficam em um índice vermelho (de alerta máximo)", afirmou Morando ao Estadão.

"Se é para tirar a capital da Região Metropolitana, tem de tirar também São Bernardo - o meu número de disponibilidade (de leitos) é muito maior que na capital."

Leia mais:

Imagem de destaque
PELA POLÍCIA FEDERAL

Ex-presidente é indiciado por fraude em cartão de vacinação de covid

Imagem de destaque
FALHAS PONTUAIS

BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Imagem de destaque
TRANSFORMAÇÃO

Ministério da Saúde exonera diretor de Gestão Hospitalar

Imagem de destaque
COM ADICIONAL

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Ele afirma ainda que os consumidores vão ter a opção de frequentar o comércio paulistano, mas não o de sua cidade. O prefeito defende que ou todas as cidades da região sejam consideradas na faixa vermelha, ou que todos se separem de vez. "Por que aí não estão ouvindo a ciência", argumentou. "Se é para ouvir a ciência, não é para liberar ninguém da Região Metropolitana", defendeu.

Procurado pelo Estadão, o governo paulista afirmou que o comitê de contingenciamento irá avaliar o pleito de municípios da Região Metropolitana. "O modelo heterogêneo delimita uma análise específica de cada uma das regiões", afirmou o secretário de desenvolvimento regional do governo João Doria, Marco Vinholi.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá