Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Senado aprova PEC que autoriza permuta de juízes entre estados

16/05/23 às 22:12 - Escrito por Agência Brasil
siga o Tarobá News no Google News!

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) a PEC 162/2019, que autoriza a permuta entre juízes estaduais de diferentes tribunais. O texto segue para promulgação pelo Congresso Nacional.


A proposta foi aprovada em dois turnos, com 67 votos a favor, em ambas as votações, e nenhum voto contrário ou abstenção.


De acordo com o relator, senador Weverton (PDT-MA) , a permuta "promoverá a produtividade dos juízes de direito, uma vez que diminuirá as chances de pedidos de afastamentos e contribuirá para que a população de cada estado conte com magistrados conhecedores das peculiaridades regionais. Além disso, a PEC fortalece o princípio da unicidade do Judiciário e o caráter nacional desse Poder".

Leia mais:

Imagem de destaque
JUSTIÇA

STF reconhece licença-maternidade a não gestante em união homoafetiva

Imagem de destaque
BENEFÍCIOS FISCAIS

Regulamentação dos jogos eletrônicos é aprovada pelos senadores

Imagem de destaque
POLÊMICA

CCJ aprova PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga

Imagem de destaque
DIAGNÓSTICO PRECOCE

Saúde anuncia R$ 30 milhões para ampliação do teste do pezinho


A permuta poderá ocorrer entre juízes que atuem no mesmo segmento ligados a diferentes tribunais, inclusive de segundo grau, na esfera estadual, federal ou do trabalho. É preciso a anuência dos magistrados envolvidos.


Atualmente, apenas juízes federais e do trabalho podem fazer essa troca. Juízes estaduais estão autorizados a mudar de comarca dentro de um mesmo tribunal de Justiça, porém precisam ser aprovados em concurso público se quiserem trabalhar em outro estado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá