Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Shopping diz lamentar 'fato isolado' após acusação de racismo

14/06/17 às 17:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu na terça-feira, 13, um inquérito civil para investigar possíveis práticas racistas do Shopping Pátio Higienópolis, na região central da capital paulista, após o artista plástico Enio Jorge Arizio Squeff, de 73 anos, acusar o estabelecimento de discriminar seu filho de 7.

No dia 2, Squeff jantava com o menino no shopping quando uma segurança o abordou e perguntou se o garoto estava o incomodando. "Ela viu uma criança negra e imediatamente assumiu que se tratava de um pedinte", contou o pai ao jornal O Estado de S. Paulo na semana passada.

"Meu filho estava do meu lado, com o uniforme (do Colégio Nossa Senhora de Sion, localizado na mesma rua do shopping) e a mochila. Isso não significou nada, apenas a cor da pele dele foi o suficiente para o julgamento de que ele seria um pedinte", disse Squeff.

Leia mais:

Imagem de destaque
DECLARAÇÃO POLÊMICA

Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco

Imagem de destaque
VÉUS E HÁBITOS

Foto da carteira de motorista poderá conter itens religiosos

Imagem de destaque
CRÍTICAS AO STF

Após fala de Musk, Barroso diz que empresas no Brasil devem cumprir Constituição

Imagem de destaque
TRABALHO INTENSO

Nísia: Brasil vai ampliar oferta de doses contra a dengue em 2025

Segundo ele, a funcionária teria dito que tinha ordens da direção do shopping para não deixar "mendigos importunarem os clientes". Ao ser informada que o menino era filho do artista plástico, a mulher pediu desculpas. "Ela ficou muito sem graça e disse que só cumpria as ordens da casa, que também é negra e tem muito respeito pelos negros. Mas ela não tem respeito, ela assumiu o racismo dos patrões."

O MP informou, em nota, que o artista plástico foi convidado a comparecer à Promotoria de Justiça para ser ouvido.

A promotoria determinou que o Pátio Higienópolis preste, em 30 dias, esclarecimentos sobre o caso e informe quais orientações dá aos funcionários em relação à abordagem de pessoas supostamente pedintes ou em situação de rua. Além disso, o MP quer saber quais são os critérios usados pelo centro comercial para a escolha de pessoas a serem abordadas e se há alguma orientação dada quanto a aspectos étnicos.

'Racismo institucional'

Para o promotor de Justiça Eduardo Ferreira Valério, que instaurou o inquérito, o caso e o diálogo sugerem que o estabelecimento pratica "racismo institucional".

"(O shopping Pátio Higienópolis) orienta seus trabalhadores a abordar e expulsar pedintes, entendendo como tal pessoas negras. Mesmo que seja uma criança e mesmo que seja uma criança com o uniforme de uma tradicional escola privada do bairro", declarou o promotor. "Mas, sendo uma criança negra, é tida como indesejada, a quem há de se negar acesso aos seus direitos."

Valério argumentou que a Constituição Federal estabelece a promoção do "bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

O promotor citou ainda o Estatuto da Igualdade Racial, "destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica".

Procurado nesta quarta-feira, 14, o Shopping Pátio Higienópolis não se manifestou até as 10 horas sobre o inquérito aberto pelo Ministério Público. Na semana passada, após a repercussão do caso, o centro de compras informou que "todos os frequentadores são sempre bem-vindos, sem qualquer distinção".

Defesa

O Shopping Pátio Higienópolis afirmou, em nota, "que todos os frequentadores são e serão sempre bem-vindos, sem qualquer tipo de discriminação". "O empreendimento lamenta profundamente pelo fato isolado ocorrido, destaca que não compactua com este tipo de procedimento e esclarece ainda que reorientou a colaboradora envolvida", disse o estabelecimento.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá