Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Sisu vai selecionar candidatos a cursos de ensino a distância em universidades

25/05/20 às 15:00 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Os cursos de ensino a distância (EAD) oferecidos por universidades públicas terão, pela primeira vez, seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A mudança, que permitirá a alunos utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga em cursos de EAD, foi publicada em uma portaria publicada nesta segunda-feira, 25, pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o ministério, as alterações passam a valer já para o processo seletivo do segundo semestre do Sisu. A previsão é que as inscrições dos candidatos ocorram entre 16 e 19 de junho.

A portaria do MEC também traz alterações em regras do processo seletivo, divulgação dos resultados e exigências às instituições de ensino. O documento diz que estudantes deverão ser selecionados em apenas uma de suas opções.

Leia mais:

Imagem de destaque
ALTA DE 0,26%

Prévia do PIB brasileiro cresce 0,6% em janeiro superando projeção

Imagem de destaque
ONDA DE CALOR

ONS registra recorde na demanda máxima de carga de energia

Imagem de destaque
ENTENDA

Pesquisadores testam IA para evitar mortes de animais em rodovias

Imagem de destaque
ENTENDA

Justiça Eleitoral lança mobilização por alistamento de jovens

Caso o candidato obtenha nota suficiente para se classificar em sua primeira opção de curso, a seleção será feita apenas nessa universidade.

O candidato só será selecionado para sua segunda opção de curso caso não se classifique em sua primeira opção. O texto anterior dizia apenas que a seleção dos estudantes deveria levar em conta "a ordem de preferência das opções efetuadas".

A portaria do MEC também obriga as universidades que aderirem ao Sisu a oferecer meios para que o estudante possa encaminhar a documentação digitalizada exigida para a matrícula, como computadores e acesso à internet.

A instituição de ensino também deverá, obrigatoriamente, publicar em seu site oficial as listas de espera por curso, turno e modalidade do Sisu, assim como os critérios adotados para convocar os candidatos.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá